Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2724
Título: Principais características do regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba
Autor(es): Farias, Maysa Porto
Palavras-chave: Clima
Precipitação pluvial
Semiárido
Região de Cabaceiras
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: No semiárido nordestino e, consequentemente, no paraibano, a quantidade e a distribuição de chuvas anual e na estação chuvosa são irregulares. No entanto, as localidades mais secas do Estado da Paraíba concentram-se nas microrregiões do Cariri, Seridó e Curimataú. Diante disto, houve a necessidade de se estabelecer o regime pluvial mensal, anual e o da estação chuvosa, dos dezessete locais menos chuvosos das citadas microrregiões e, ao mesmo tempo, selecionar o local mais seco de cada microrregião e comparar com o de Cabaceiras, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. As séries pluviais foram fornecidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), sendo analisadas utilizando-se as distribuições estatísticas de frequência, de medidas de tendência central e de dispersão, que permitiram estabelecer o regime pluvial mensal, anual e o da estação chuvosa. Comparou-se o local menos chuvoso do Seridó (Nova Palmeira) e do Curimataú (Algodão de Jandaíra) com o mais seco do Cariri (Cabaceiras) e calcularam-se as frequências e os desvios relativos, para os anos, com dados simultâneos de precipitação pluvial. Os principais resultados indicaram que os regimes pluvial anual e o da estação chuvosa são irregulares e assimétricos, a estação chuvosa no Cariri e Seridó tem inicio entre fevereiro-março e dura até abril-maio, e a do Curimataú se estendem até junho-julho, embora a variabilidade persista, especialmente, nas microrregiões do Cariri e Seridó. Março é o mês mais chuvoso e os de agosto a dezembro os mais secos. Os anos mais chuvosos e/ou os mais secos variam intra e extra microrregião e as características do regime pluvial diferem em quantidade e em distribuição intra e extra microrregião. O Curimataú é mais chuvosa que o Cariri e Seridó. Embora, o local mais chuvoso do Cariri choveu 47 mm e 438 mm a menos que o do Seridó e Curimataú. Contrariamente, o mais seco choveu 17 mm e 61 mm a mais. Nas 57,1 %, das localidades do Cariri, as médias da chuva foram menores que a média da microrregião, contra 80 % das do Seridó e Curimataú. Cabaceiras choveu a mais que Algodão de Jandaira, em 73,3 % dos anos, e em 64,7 % dos de Nova Palmeira. Com relação à estação chuvosa, Cabaceiras, também, choveu acima de Algodão de Jandaira em 64,4 %, o que mostra, portanto, que Cabaceiras não é o local mais seco se quer da Paraíba.
Descrição: FARIAS, M. P. Principais características do regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2724
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maysa Porto Farias.pdfMaysa Porto Farias2.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.