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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Ivna Leônia Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T12:05:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T12:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27240 | - |
dc.description | SANTOS, Ivna Leonia Soares. Superando desafios e refletindo possibilidades: Um relato da psicomotricidade na intervenção da criança com o transtorno do espectro autista. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se um de relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar a experiência sobre a relação da prática de exercícios psicomotores como intervenção no tratamento do desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista, na Clínica Movemente - Núcleo de Desenvolvimento Psicomotor, situada em Campina Grande-Paraíba, onde foram usadas metodologias Análise do Comportamento Aplicado. Em um período de três meses, com crianças de faixa etária de 3 a 6 anos, de ambos os sexos. Para a revisão da literatura foram utilizadas bases de dados como Scielo, Lilacs e revistas indexadas específicas para Educação Física e psicomotricidade no autismo. A psicomotricidade é utilizada como um instrumento de auxílio do desenvolvimento para os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista através do brincar da criança pela ludicidade, com atividades sistematizadas e planejadas, indo em acordo com a necessidade de cada indivíduo, dos seus pré-requisitos de aprendizagem e dos aspectos de funcionalidade das suas atividades de vida diária. Diante disso, a intervenção a partir das metodologias adotadas, observou-se a evolução das crianças em aspectos do desenvolvimento motor, afetivo e social, bem como diminuição nos comportamento inadequados das crianças, com a predominância de situações de sucessos e interações positivas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador(a): Profª Esp. Anny Sionara Moura Lima Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.title | Superando desafios e refletindo possibilidades: Um relato da psicomotricidade na intervenção da criança com o Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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