Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Thiago Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T13:57:33Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T13:57:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.302 8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27256 | - |
dc.description | ARAUJO, Thiago Silva de. Tecnologias em sala de aula: o uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares como recurso pedagógico no ensino de Ciências. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar a aplicabilidade do recurso tecnológico e multiplataforma Nearpod, usado na ocasião em tablets escolares na disciplina de Ciências, em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campina Grande, PB. Diante da intensa expansão do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), sob diferentes formas de dispositivos móveis e utilizados simultaneamente em diferentes espaços, torna-se extremamente necessário que haja a inserção dessas ferramentas tecnológicas em sala de aula como parte do processo educacional. Dessa forma, é possível promover uma aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais atrativas para o aluno e transformando-o em um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Diante desse contexto, é importante que o professor esteja capacitado para trabalhar com alunos que cresceram inseridos nessa nova realidade tecnológica. O aplicativo Nearpod permite conectar um computador com vários smartphones ou tablets, fornecendo ao professor um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e/ou virtualmente e também de avaliá-los. O procedimento metodológico utilizado para obtenção dos resultados consistiu na realização de uma aula de Ciências utilizando o recurso tecnológico Nearpod, nos tablets pertencentes à escola, com aplicação de um questionário fechado para os alunos e, por fim, a análise dos dados. A partir da análise dos resultados obtidos, constatou-se que o uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares teve uma real significância no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos na aula, e possibilitando que o professor trabalhasse o conteúdo de maneira criativa e diferenciada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Nearpod | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Tecnologias em sala de aula: O uso do aplicativo Nearpod em tablets escolares como recurso pedagógico no ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thiago Silva de Araújo | TCC - Thiago Silva de Araújo | 920.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 140.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.