Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Adriana Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T15:31:57Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T15:31:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 981.05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27273 | - |
dc.description | MELO, A. P. de. O cangaço e as mulheres: Maria Bonita através da história. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cangaço é um movimento que representa o Nordeste, seja culturalmente, seja pelo estereótipo de heroísmo associado às figuras de Lampião e de Maria Bonita. Um movimento que, em sua essência, envolvia a dominação e o poder pelo uso da violência. Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, por sua vez, representou uma figura de força e coragem dentro de um movimento que valorizava a figura do homem. Diante disso, torna-se relevante investigar o engajamento de mulheres no Cangaço através da figura de Maria Bonita, bem como refletir sobre o que era ser cangaceira nesse período. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é problematizar a respeito da inserção das mulheres no movimento cangaceiro, buscando olhar com especial atenção para a figura de Maria Bonita e as imagens que nos chegam sobre ela hoje. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e de imagens e vídeos, que resultou no texto, ora dividido em três partes, sendo elas: um contexto histórico do que foi o movimento do cangaço e sua representatividade no Nordeste; como se deu a entrada das mulheres no cangaço, enfatizando o papel das mulheres no movimento e; a figura de Maria Bonita através dos tempos, como a mesma era vista na época e como essa percepção foi sendo alterada ao longo dos anos. Por fim, colocam-se as considerações finais, que refletem sobre o papel social da figura dessa cangaceira que se tornou famosa e representante da força feminina sertaneja. Maria Bonita foi um evento histórico, que é e vai continuar sendo apreciado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Dayane Nascimento Sobreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Maria Bonita | pt_BR |
dc.subject | Cangaceira | pt_BR |
dc.subject | Mulheres no cangaço | pt_BR |
dc.title | O cangaço e as mulheres: Maria Bonita através da história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana Pereira de Melo | PDF - Adriana Pereira de Melo | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 647.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.