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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Monteiro Neto, Paulo Brito | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T10:17:10Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T10:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27282 | - |
dc.description | MONTEIRO NETO, P. B. O Pró-ENEM em contexto de ensino remoto: (in)certezas do advento de um sistema. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O percurso desta pesquisa foi direcionado para as implicações sócio-educacionais da implementação da Modalidade Remota de Ensino e a consequente instrumentalização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (TDIC) no Projeto Institucional de Extensão Pró-ENEM, ofertado no âmbito de ações extensionistas do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Busca-se articular os pressupostos da Teoria dos Nativos Digitais desenvolvida por Marc Prensky, à luz das atualizações críticas de Souza (2013) e Tezani (2017), considerando a transformação da sociedade com o avanço das TDIC e as mudanças na maneira de comunicação social com o advento das Redes Sociais Digitais (RSD). A pesquisa trabalhou com as vivências dos discentes do âmbito do Projeto, investigando a implantação, o desenvolvimento e a funcionalidade no processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram coletadas quatro entrevistas semi-estruturadas de ex-cursistas para a contação de quatro histórias de vida de estudantes no Pró-ENEM, analisadas qualitativamente, alinhada à pesquisa documental para análise das estruturas do Programa em suas cotas extensionistas 2019-2020 e 2020-2021, nas quais vigorou a Modalidade Remota. Ao longo da pesquisa destacou-se o impacto da Pandemia sentido na vivência do Ensino Remoto Emergencial no Pró-ENEM, constituída pelo letramento digital deficitário associado à conectividade instável e à inadequação ambiental para estudar. Nessa esteira, constituiu outra face da ambivalência do Programa a relativização das questões geográficas possível a partir das instrumentalização das TDIC's, considerando o impacto do Programa na vida dos ex-cursistas. Os dados da pesquisa conduziram as análises para o reconhecimento da relevância da adaptação do projeto para a modalidade remota, embora o quadro sanitário da Pandemia de Covid-19 conjugado com a implementação do uso de TDIC e o agravamento da crise social foram fatores que dificultaram a plena preparação dos estudantes, todavia foi a modalidade remota que aproximou os estudantes da vida universitária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Me. Adeilson da Silva Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial | pt_BR |
dc.subject | Pró-ENEM | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Nativos Digitais | pt_BR |
dc.title | O Pró-ENEM em contexto de ensino remoto: (in)certezas do advento de um sistema | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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