Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2729
Título: Obtenção e caracterização de comprimidos de Captopril 50mg via compressão direta
Autor(es): Santos, Diego Pereira Gabriel dos
Palavras-chave: Medicamentos
Controle de qualidade
Captopril
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A obtenção de comprimidos pode ser realizada por compressão direta de fármacos pulverizados, ou de sua mistura com adjuvantes, bem como por compressão de material previamente granulado. Entre estas a mais simples, rápida e barata é a compressão direta. A realização dos processos de obtenção dos comprimidos é complexa e possui muitas variáveis, as quais podem ser oriundas do processo, da formulação ou dos equipamentos, podendo estas variáveis influenciarem na qualidade do produto final. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo obter e caracterizar comprimidos de captopril 50mg por compressão direta, bem como, realizar avaliação comparativa com um medicamento genérico e um medicamento similar disponíveis no mercado. Foram produzidas três formulações (F1, F2 e F3) e avaliados os parâmetros de qualidade: pureza, aspecto, peso médio, espessura, dureza, friabilidade, desintegração, dissolução e uniformidade de conteúdo permitindo avaliações comparativas entre as amostras. Os ensaios foram realizados de acordo com a Farmacopeia Brasileira 5ª edição. Todos os comprimidos apresentaram resultados dentro dos limites preconizados pela Farmacopeia Brasileira, com exceção da formulação F2 reprovada nos testes de dureza (1,3 kgf) e friabilidade (presença de comprimidos danificados após o teste). Portanto, a técnica de compressão direta para obtenção dos comprimidos se mostrou adequada para produção destas formulações. No entanto, o uso de pressões inadequadas pode prejudicar a qualidade dos comprimidos.
Descrição: SANTOS, D. P. G. dos. Obtenção e caracterização de comprimidos de Captopril 50mg via compressão direta. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2729
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Pereira Gabriel dos Santos.pdfDiego Pereira Gabriel dos Santos480.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.