Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2730
Título: O SPED como ferramenta contra fraudes: perspectivas dos profissionais de contabilidade em Campina Grande- PB
Autor(es): Ramos, Renata de Queiroz
Palavras-chave: Contador
SPED
Fraudes
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O fracasso ou sucesso de uma organização depende de como ela gerencia seus sistemas de informações e, para tanto, buscar meios que tornem seus sistemas mais dinâmicos e eficazes, vem sendo um dos grandes desafios para qualquer gestor. Adequar-se ao processo tecnológico tornou-se um fator preponderante para o bom aproveitamento de um potencial eficiente na geração de informação e, consequentemente, na tomada de decisões. E uma inovação nos últimos tempos, para as áreas financeira e administrativa foi o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, que desponta como meio de escrituração fiscal e contábil, entre outros, o qual foi implementado pelas autoridades tributária do Brasil. Assim, surge este estudo que tem como objetivo analisar a opinião dos profissionais de contabilidade em Campina Grande/PB sobre a relação entre o SPED e as fraudes fiscais. A metodologia adotada foi a realização de pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Chegou-se a conclusão de que o profissional contábil em Campina Grande/PB ainda não possui confiança suficiente no SPED como ferramenta de combate às fraudes.
Descrição: RAMOS, R. de Q. O SPED como ferramenta contra fraudes: perspectivas dos profissionais de contabilidade em Campina Grande- PBTítulo do trabalho. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2730
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata de Queiroz Ramos.pdfRenata de Queiroz Ramos600.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.