Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2731
Título: A problemática da escassez e abastecimento de água no perímetro urbano do município de Assunção-PB
Autor(es): Andrade, Jane Cristina de
Palavras-chave: Semiárido Brasileiro
Recursos hídricos - Reservatórios
Abastecimento de água
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Esta pesquisa objetivou diagnosticar o serviço público de abastecimento de água num contexto da problemática da escassez e da qualidade da potabilidade desse recurso no município de Assunção-PB, principalmente na zona urbana. A insuficiência de água potável é um dos grandes problemas que a população assunçãoense sempre enfrentou, pois além da escassez-potabilidade, a degradação ambiental dos mananciais que abastecem a região encontra-se na sua maioria secos ou contaminados, tornando-as inadequadas para o consumo humano, bem como o desperdício no translado desde os armazenadores (açudes, barragens e poços artesianos) até a chegada ao principal reservatório da cidade que é o Chafariz Público, em decorrência das péssimas condições dos carros-pipas. A situação da urbs é agravado devido não haver água encanada em 100% das residências, ficando esses moradores à mercê das Políticas Públicas deficitárias, bem como vulneráveis a problema de qualidade da água, forte presença dos indicadores de poluição, turbidez e lamação causada pelos reservatórios quase secos, riscos inerentes à saúde humana. Em decorrência de boa parte da população residente na cidade não ter uma ocupação empregatícia e quando há os recursos financeiros são insuficientes para que esses possam comprar água de boa qualidade, restando apenas o Chafariz Púbico como forma de captar água. Quanto à quantidade, foram avaliados os processos de restrição quando ao uso, em decorrência de não haver na região adutora nem grandes reservatórios para armazenamento da água. O abastecimento humano foi tomado como foco primordial desse estudo, em detrimento da falta de uma operacionalização justa e humana por parte do Estado e do próprio Governo Federal. Percebeu-se por meio da pesquisa realizada, quais são as principais medidas adotadas pela população local para conviver com a escassez da água e da qualidade da mesma, levando em consideração que quando se fala em escassez, faz referência à carência de qualidade satisfatória da água, e quais os riscos inerentes a essa problemática, tendo em vista que a escassez é um obstáculo ao desenvolvimento socioeconômico, e até mesmo a permanência da população rural, que sobrevive da agricultura de subsistência, além da população urbana.
Descrição: ANDRADE, J. C. de. A problemática da escassez e abastecimento de água no perímetro urbano do município de Assunção-PB. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2731
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jane Cristina de Andrade.pdfJane Cristina de Andrade11.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.