Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Maria Joelma da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-03T15:06:51Z-
dc.date.available2022-08-03T15:06:51Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.otherCDD 020-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27337-
dc.descriptionGOMES, M. J. da S. As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresenta discussões acerca da leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto problematizamos, quais as contribuições da literatura no desenvolvimento do gosto pela leitura dos(as) alunos(as) no 5º ano do Ensino Fundamental? O respectivo trabalho possui como objetivo geral, compreender o trabalho com a leitura de literatura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Alagoa Grande/PB. Como objetivos específicos, discutir sobre a leitura de literatura e sua influência na construção do gosto pela leitura; identificar a importância da literatura para o desenvolvimento linguístico, intelectual, emocional, cognitivo e social das crianças; analisar a mediação pedagógica no processo de formação de leitores(as). A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa em educação, sendo um estudo de campo e uma Pesquisa-ação com a aplicação da metodologia da andaimagem. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Amarilha (1997, 2000, 2011, 2013), Cadermatori (2010), Fontana e Cruz (1997), Saldanha (2018), Araújo (1996), Graves e Graves (1995), dentre outros(as) que abordam a leitura de literatura e a importância da mediação pedagógica, bem como os procedimentos da andaimagem, colaborando de forma significativa para a fundamentação, aplicação e reflexão da pesquisa. Os resultados apontaram que é possível despertar o gosto pela leitura de literatura nas crianças, por meio de técnicas previamente elaboradas e planejadas, e que a mediação pedagógica tem importante papel na construção desse sujeito leitor. Além da contribuição que a leitura de literatura possibilita para o desenvolvimento integral infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura de Literaturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Integralpt_BR
dc.subjectMediação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Joelma da Silva GomesPDF - Maria Joelma da Silva Gomes3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito702.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.