Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Penha, Jonas Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-06T17:50:46Z | - |
dc.date.available | 2013-12-06T17:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2734 | - |
dc.description | PENHA, J. M. da. Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geografia, por causas diversas, tem dificuldades em difundir no âmbito escolar as teorias e discussões produzidas no espaço acadêmico. Diante desse contexto este artigo apresenta os resultados da execução de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula, desenvolvido em 2011, durante o Estágio, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campo de estudo a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, modalidade EJA, de uma escola da rede estadual de ensino, Campina Grande – Paraíba. Objetivou-se relatar e analisar a experiência do estágio. Para tanto se buscou traçar breve perfil da escola, da turma e da professora regente; Intervir didático-pedagógicamente, em sala de aula, de forma a possibilitar a aproximação das principais categorias de análises geográficas aos conteúdos geográficos; Analisar a dinâmica das aulas e de materiais produzidos pelos alunos durante a intervenção. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizou-se inicialmente um breve histórico da Geografia como ciência e disciplina escolar, ressaltando sua importância e o uso das categorias de análise geográficas no processo didático da Geografia escolar. Na perspectiva da Geografia Humanística, primou-se pelo método de análise fenomenológico hermenêutico, transitando por outros métodos e conceitos de diferentes teóricos. Na experiência prática, a relação entre os conceitos das principais categorias de análises geográficas (Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar) com os conteúdos apresentados pelo Livro Didático se deu a partir dos conceitos empíricos dos alunos, fruto das experiências adquiridas no espaço vivido. Principal resultado obtido nas intervenções relata-se o despertar da percepção do indivíduo a partir do ambiente escolar, de sua identidade e pertencimento, no envolvimento deste com a Geografia ensinada e a vivida no contexto das relações com o seu lugar, com seu espaço de vivência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | EJA – Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jonas Marques da Penha.pdf | Jonas Marques da Penha | 743.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.