Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2735
Título: Prostituição no centro de Campina Grande-PB: cartografia de uma territorialidade marginal
Autor(es): Diniz, Ana Cláudia Araújo
Palavras-chave: Territorialidade Flexível
Prostituição e Poder
Interrelações Sociais
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho pretende identificar e analisar as territorialidades flexíveis/cíclicas da prostituição existentes atualmente na área central da cidade de Campina Grande – PB, onde foi investigado os fatores que levaram ao processo de formação destes territórios juntamente com a identificação das principais áreas de atuação, e o alto grau de flexibilidade crescente e/ou decrescente desses territórios de 1920 até os dias atuais, tendo como parte da pesquisa o processo de segregação socioespacial evidente nesses espaços enquanto territórios marginais. A discussão desta temática terá a princípio enfoque em algumas categorias-chave da Geografia, porém a que mais se destaca é a categoria de território - o cerne da discussão desta pesquisa - onde através de um breve recorte histórico faremos uma identificação das áreas com alto índice de prostituição no centro da cidade. Nota-se que, a partir de modificações espaço-temporais têm-se a existência de territórios periódicos e instáveis, os chamados territórios flexíveis, constituindo um leque de territorialidades marginais, que através das relações de poder que ali são estabelecidas vêm ocupando cada vez mais os territórios “tradicionais” da cidade. Portanto, o território juntamente com sua diversidade de territorialidades serão analisados para que se possa explicar a dinâmicidade dos territórios da prostituição, pois cada um destes territórios apresentam características peculiares para sua formação e permanência, pois a instabilidade que os mesmos apresentam faz com que haja uma diversidade de escalas, nas quais constroem-se e desconstroem-se territórios de acordo com a necessidade de ampliação da área de poder, e de acordo com as mudanças que ocorrem na cidade. A territorialidade que mostra-se a partir do apoderamento de certos espaços públicos também possui uma diversidade de territórios de classes econômicas diferenciadas limítrofes, e quase interpoladas. Portanto, presumi-se que as dinâmicas socioespaciais servem de catapulta tanto para a origem e expansão dessas territorialidades quanto para sua extinção.
Descrição: DINIZ, A. C. A. Prostituição no centro de Campina Grande-PB: cartografia de uma territorialidade marginal. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2735
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Araújo Diniz.pdfAna Cláudia Araújo Diniz1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.