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dc.contributor.authorPassos, André Miguel da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-03T18:23:36Z-
dc.date.available2022-08-03T18:23:36Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.otherCDD 398.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27358-
dc.descriptionPASSOS, A. M. S. A mulher na cantoria de viola: denúncia, força e representatividade. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar três repentes de autoria feminina: Os direitos da mulher da autora Mocinha de Passira, A mulher na sociedade das poetisas Minervina Ferreira e Maria da Soledade e Quem disser que a mulher não canta nada/não conhece de nada do repente de Fabiane Ribeiro e Rafaela Dantas a fim de refletir sobre a representatividade da mulher no repente e na criação poética das autoras. Os pressupostos teóricos que nos serviram de base foram os estudos em torno da questão de gênero de Scott (1995) e Perrot (2005). As considerações teóricas sobre cultura popular, memória, repente e oralidade na esteira de Silva (2009), Le Goff (1990), Medeiros (2015), Queiroz (2014), Melo (2004), Lamaire (2014), Sautchuk (2009), Monteiro (2004), Ramalho (2001), Zumthor (1985), Bosi (1992) e Sousa (2003). Após a análise dos repentes, foi possível compreender que as autoras, a partir de suas produções, reivindicam a valorização da poesia repentista a partir da autoria feminina, assim como exploram a representatividade da mulher na sociedade enquanto sujeito de direitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Simone dos Santos Alves Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectRepente de autoria femininapt_BR
dc.subjectCantoria de violapt_BR
dc.titleA mulher na cantoria de viola: denúncia, força e representatividadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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