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dc.contributor.authorLima, Helen Karite Nobelino-
dc.date.accessioned2022-08-04T12:07:31Z-
dc.date.available2022-08-04T12:07:31Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.otherCDD 658.401-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27374-
dc.descriptionLIMA, H. K. N. Mapa estratégico aplicado a uma empresa prestadora de serviços de manutenções residenciais. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo desenvolver um mapa estratégico para uma empresa prestadora de serviços residencial e predial, seguindo os aspectos literários do Balanced Scorecard (BSC). Quanto aos metodológicos, essa pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e qualitativa. Para a amostra, optou-se por uma empresa prestadora de serviços de manutenções residenciais, sendo, dessa forma, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pelo próprio investigador, através de observação direta, bem como, através de entrevistas não estruturadas com o diretor e o gerente da empesa estudada. Assim, pautando-se na literatura do BSC foram gerados a missão, visão, as perspectivas, os objetivos e os indicadores para o desenvolvimento da estratégia da empresa em estudo. No mapa estratégico formulado foram mantidas as quatro perspectivas básicas, preconizadas por Kaplan e Norton (1990) e para cada uma delas foram geradas seus objetivos estratégicos e indicadores. Assim os seguintes objetivos foram formulados para cada perspectiva: financeira – (i) maximizar a rentabilidade; (ii) crescimento da receita e; (iii) otimizar as despesas; clientes; clientes – aumentar a receita por clientes e volume de serviços; melhorar a satisfação dos clientes; ampliar e diversificar a atuação no mercado; processos internos - (i) otimizar o gerenciamento dos serviços e T.M.C; (ii) minimizar os retornos p/ conclusão de serviço; (iii) melhoria no controle de ferramentas, material de serviços, fornecimento e controle de uso dos EPI; (iv) controle e melhoria da mão- de-obra e; aprendizado e crescimento – (i) satisfação dos colaboradores; (ii) melhoria por meio de cursos de reciclagem; (iii) melhorar a moral e conduta ética dos colaboradores. Os indicadores de desempenho para cada objetivo estratégico foram devidamente elaborados conforme a operacionalização da estratégia operacional. Os resultados, de um modo geral, geraram uma forma de materializar a estratégia da organização estudada, permitindo que a mesma tenha êxito em seus resultados futuros.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectMapa estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleMapa estratégico aplicado a uma empresa prestadora de serviços de manutenções residenciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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