Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2738
Título: Análise socioeconômica e cultural relacionada à confecção do chapéu de palha no município de Juripiranga-PB
Autor(es): Ferreira, Evyllaine Matias Veloso
Palavras-chave: Artesanato
Força produtiva
Subsistência
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A prática de confecções do chapéu de palha no município de Juripiranga, na Paraíba,contribui para o esclarecimento das forças produtivas, terem resistido a ação do tempo no espaço, estagnando um trabalho artesanal que há décadas persistem neste lugar. Diante dessa temática, foi proposto realizar um estudo sobre as condições socioeconômicas das artesãs para o município de Juripiranga,como subsídio para a interpretação da cultura, da economia e dos processos sociais. Situando como objeto de estudo, o trabalho artesanal, e a produção do chapéu de palha,no município, através das etapas produtivas e sua destinação.Os objetivos a serem analisados são: Explicar o diagnóstico econômico, cultural e social da confecção do chapéu de palha, por mulheres de diferentes gerações; entender porque esta localidade foi denominada de“paraíso dos homens e inferno das mulheres”; justificar o fato do trabalho artesanal perdurar por décadas no município, mantendo ainda suas origens, referente às etapas de produção, tornando-se alvo de grande relevância sociocultural. A pesquisa detém o caráter investigativo, com a coleta de materiais, através de contatos com as artesãs, aplicação de questionários e registros fotográficos. A coleta de dados subsidiou a análise explicativa de todo processo de produção do chapéu de palha, ajudando a esclarecer e identificar as indagações referentes às questões do estudo. O município de Juripiranga é considerado carente e com poucas oportunidades de emprego, por isso, o trabalho informal há décadas é referência para muitas famílias, que dependem diretamente desta economia para sobreviver. Analisar o valor sócio-cultural e econômico das artesãs que confeccionam em suas casas o chapéu de palha, através dos métodos de estudo, o materialismo histórico dialético, evidenciando as marcas deixadas até os dias atuais destas atividades e a fenomenologia, que relaciona o fenômeno geográfico/social. Através deste estudo foi possível verificar a importância de um micro espaço que detém grande relevância cultural e econômica através de um trabalho artesanal, para algumas famílias durante décadas.
Descrição: FERREIRA, E. M. V. Análise socioeconômica e cultural relacionada à confecção do chapéu de palha no município de Juripiranga-PB. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2738
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evyllaine Matias Veloso Ferreira.pdfEvyllaine Matias Veloso Ferreira714.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.