Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2739
Título: O binômio responsabilidade-cidadania como possibilidade para um diálogo entre a geografia e a filosofia
Autor(es): Bezerra, Daniel Almeida
Palavras-chave: Responsabilidade Social
Sociedade e natureza
Responsabilidade-cidadania
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Procuramos nesta pesquisa compreender, através da análise do discurso, a relação dialógica possível entre o discurso miltoniano e o discurso jonasiano. Através da relação dialógica procuramos apresentar um interdiscurso. Nele, a possível geofilosofia pautada no binômio responsabilidade-cidadania. A geografia humana que procura entender no mundo atual – a relação do humano com a natureza bem como a “natureza” desse agir modificado pela técnica – tem no diálogo entre o discurso jonasiano e o discurso miltoniano um fundamento epistemológico e político: o binômio responsabilidade-cidadania. A Geografia como filosofia das técnicas nos dá um suporte para entendermos o quão metafísica é a atualidade quando o indivíduo pergunta-se pela totalidade, pela responsabilidade com a natureza numa escala global. O problema central de nossa pesquisa indaga: se o espaço geográfico for compreendido como o resultado da interação dialética entre o humano e a natureza, qual a contribuição do diálogo entre as propostas de Milton Santos e a proposta de Hans Jonas para se pensar, na atualidade tanto a responsabilidade quanto a cidadania numa escala global? Nosso objetivo geral nesta pesquisa teórica está pautado na análise do discurso e visa apresentar e refletir a construção de um interdiscurso a partir da análise das obras – “O espaço do cidadão” e “O princípio responsabilidade”. Neste interdiscurso – a proposta do binômio responsabilidade-cidadania. Entendemos que todo o discurso geográfico é essencialmente político. No nosso primeiro objetivo específico procuramos pensar a dignidade ontológica do princípio responsabilidade e a sua relação com o conceito de cidadania. Nosso segundo objetivo específico procuramos realizar uma revisão do conceito de cidadania proposta por Milton Santos (1993) como construto do próprio princípio responsabilidade jonasiano. A justificativa da pesquisa assenta-se na necessidade de se repensar uma nova plataforma ética às consequências oriundas daquilo que Hans Jonas (1979) chama de uma civilização tecnológica ou ainda, àquilo que Milton Santos (1993) define de sociedade de consumo bem como seus impactos a Natureza – de pensar e redirecionar esta configuração, politicamente, para uma cidadania completa, integral e global. Nossa metodologia procura fundamentar-se, sobretudo, na análise dos discursos dos autores e dirige-se para a constituição de um interdiscurso metapolítico pautado no diálogo entre a Geografia e a Filosofia.
Descrição: BEZERRA, D. A. O binômio responsabilidade-cidadania como possibilidade para um diálogo entre a geografia e a filosofia. 2012. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2739
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Almeida Bezerra.pdfDaniel Almeida Bezerra1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.