Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Kelton Raian da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T17:25:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T17:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 513.26 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27397 | - |
dc.description | ARAÚJO, K. R. S. Ensino de frações a partir do tangram: revisitando uma atividade através da teoria antropológica do didático. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as praxeologias de uma atividade lúdica utilizando o Tangram para abordar o significado de parte-todo no ensino de frações. Nosso estudo foi realizado tendo como fundamentação a Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da atividade. A atividade em questão foi utilizada por Cavalcante (2011) e depois aprimorada por Bezerra (2016), os dois autores destacaram o seu potencial para discutir a ideia parte- todo associada ao ensino de frações. Nesse sentido, nossa intenção foi responder a seguinte questão norteadora: que praxeologias matemáticas e didáticas são apresentadas numa atividade lúdica envolvendo o Tangram para discutir o significado de parte-todo no ensino de frações? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de frações no Ensino Fundamental; 2. Realização da análise praxeológica a priori da atividade envolvendo o Tangram; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na atividade. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que a atividade tem característica de uma organização praxeológica local e permite trabalhar diversos significados associados às frações, além do significado de parte-todo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº, Dr. José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.subject | Análise Praxeológica | pt_BR |
dc.title | Ensino de frações a partir do tangram: revisitando uma atividade através da teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kelton Raian da Silva Araújo.pdf | PDF - Kelton Raian da Silva Araújo | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 501.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.