Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Matheus Felipe Bezerra Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T19:12:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-04T19:12:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27403 | - |
dc.description | FARIAS, M. F. B. N. Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, muitos países têm introduzido o Pensamento Computacional como uma habilidade cognitiva relacionada a resolução de problemas desde a Educação Básica. No Brasil, recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu o Pensamento Computacional como uma habilidade que deve ser desenvolvida transversalmente na área de Matemática. Uma das abordagens propostas relacionadas com a disciplina de Matemática visa trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula através de atividades baseadas na resolução de problemas. A resolução de problemas é o foco de várias avaliações nacionais e internacionais, como por exemplo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Nesse contexto, alguns estudos revelam a existência da relação entre as competências do Pensamento Computacional e da Matemática em questões do PISA. Ao mesmo tempo, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sugere diretrizes para o ensino de Computação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando auxiliar na elaboração dos currículos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é auxiliar os professores de Matemática por meio de uma avaliação comparativa na seleção de atividades que, simultaneamente, explorem a aplicação de conteúdos matemáticos e habilidades do Pensamento Computacional na resolução de problemas. Para tanto, apresentamos uma sistematização de questões do PISA que mapeiem as habilidades especificadas no currículo de Matemática pela BNCC e as habilidades do Pensamento Computacional propostas nas diretrizes da SBC, além da classificação do nível cognitivo sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom revisada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.title | Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias.pdf | PDF - Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 477.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.