Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Matheus Felipe Bezerra Nunes de-
dc.date.accessioned2022-08-04T19:12:25Z-
dc.date.available2022-08-04T19:12:25Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27403-
dc.descriptionFARIAS, M. F. B. N. Matemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisa. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, muitos países têm introduzido o Pensamento Computacional como uma habilidade cognitiva relacionada a resolução de problemas desde a Educação Básica. No Brasil, recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu o Pensamento Computacional como uma habilidade que deve ser desenvolvida transversalmente na área de Matemática. Uma das abordagens propostas relacionadas com a disciplina de Matemática visa trabalhar o Pensamento Computacional em sala de aula através de atividades baseadas na resolução de problemas. A resolução de problemas é o foco de várias avaliações nacionais e internacionais, como por exemplo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Nesse contexto, alguns estudos revelam a existência da relação entre as competências do Pensamento Computacional e da Matemática em questões do PISA. Ao mesmo tempo, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sugere diretrizes para o ensino de Computação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando auxiliar na elaboração dos currículos para desenvolvimento do Pensamento Computacional. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é auxiliar os professores de Matemática por meio de uma avaliação comparativa na seleção de atividades que, simultaneamente, explorem a aplicação de conteúdos matemáticos e habilidades do Pensamento Computacional na resolução de problemas. Para tanto, apresentamos uma sistematização de questões do PISA que mapeiem as habilidades especificadas no currículo de Matemática pela BNCC e as habilidades do Pensamento Computacional propostas nas diretrizes da SBC, além da classificação do nível cognitivo sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom revisada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.titleMatemática e pensamento computacional: uma sistematização de questões do Pisapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias.pdfPDF - Matheus Felipe Bezerra Nunes de Farias1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito477.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.