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dc.contributor.authorOliveira, Jonildo dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-04T23:06:05Z-
dc.date.available2022-08-04T23:06:05Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27408-
dc.descriptionOLIVEIRA, J. dos S. Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa introduz a educação em solos, como instrumento valioso no alcance da redução da degradação ambiental. Com isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma o conhecimento intrínseco da educação em solos, que é fruto da educação ambiental, pode contribuir para sensibilizar as pessoas, a porem em prática hábitos sustentáveis para com o recurso natural solo, de forma a colaborar na redução dos danos ambientais causados a este elemento natural. Foram aplicados dois questionários, sendo um direcionado aos professores e outro aos alunos de séries concluintes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino dos municípios paraibanos de Araçagi e Santa Rita. Pretende-se avaliar o domínio dos docentes em relação à ciência pedológica, tendo em vista sua formação inicial, bem como suas principais dificuldades na implementação desta temática em sala de aula, além de avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao solo, considerando as possíveis divergências de opiniões, em decorrência do espaço em que as escolas estão inseridas (urbano/rural). Os resultados atestam que os alunos já tinham consigo saberes basilares acerca do solo, não sendo observadas distinções consideráveis desse conhecimento entre ambas as séries, em razão do contexto socioeconômico de cada escola. Constatamos a existência de limitações metodológicas e carência de recursos didáticos que dificultam a utilização desta abordagem pelos professores em suas aulas. Destaca-se que é preciso, cada vez mais, popularizar o ensino de solo no meio educativo, buscando elevar sua importância, em virtude do preocupante quadro de degradação atual deste recurso natural.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luciene Vieira de Arrudapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectDegradação dos recursos naturaispt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSensibilização ambientalpt_BR
dc.titleEducação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambientalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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