Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2741
Título: Principais características dos regimes pluvial e térmico de Campina Grande, PB
Autor(es): Cabral Júnior, Jório Bezerra
Palavras-chave: Climatologia
Variabilidade climática
Aquecimento Global
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: As aplicações de métodos e de análises estatísticas aos dados de chuvas e temperatura do ar, permitem determinar os seus padrões e propicia uma adequada previsibilidade. No semiárido paraibano o regime pluvial é irregular em quantidade e em distribuição. Os cenários de mudanças climáticas prognosticam aumento de temperatura do ar. Diante disto, houve a necessidade de estabelecer as principais características dos regimes pluvial e térmico de Campina Grande, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Utilizaram-se duas séries, uma secular com dados de precipitação pluvial, e outra, com 32 anos de temperaturas do ar (máxima, média e mínima), cedidas pela AESA e pelo Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, ambos em Campina Grande. As análises foram feitas usando as distribuições estatísticas de freqüência, de medidas de tendência central e dispersão, sendo estabelecidos os regimes pluvial e térmico. Os principais resultados apontaram que o regime pluvial é assimétrico, a estação chuvosa dura cerca de cinco meses (mar-jul), há irregularidade nas quantidades de chuvas anuais e por décadas, sendo a década de 50, a mais seca, e a de 00, a mais chuvosa. As chuvas mais intensas ocorrem nos meses de fevereiro-abril e a segunda normal climatológica, choveu 17,7 % a mais que a primeira. Embora tenha sido constatado aumentos nas temperaturas máxima, média e mínima, nas três décadas estudadas, como também na precipitação pluvial, eles foram inferiores as respectivas médias mais os desvios padrão e, portanto, podem estar associados à variabilidade natural do clima e não há indícios de aquecimento local.
Descrição: CABRAL JÚNIOR, J. B. Principais características dos regimes pluvial e térmico de Campina Grande, PB. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2741
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jório Bezerra Cabral Júnior.pdfJório Bezerra Cabral Júnior3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.