Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maximo, Ana Paula Roseno | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T02:22:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-05T02:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27416 | - |
dc.description | Maximo, A. P. R. O Desenho na educação Infantil : registros da livre expressão em sala de aula. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca compreender o desenho como um dos meios de livre expressão da criança na educação infantil. Motivados por essa ideia desenvolvemos uma pesquisa teórica e prática de caráter qualitativo, sendo realizadas quatro coletas de desenhos em duas salas de aula de uma creche e pré-escola. É importante destacar que, o estudo ocorreu durante um cenário pandêmico, levando em consideração o contexto remoto em que se encontravam as escolas e os desenhos foram finalizados e coletados com as professoras. A análise dos desenhos infantis se deu através da abordagem da livre expressão, conforme empreendido por Cola (2014). De acordo com o autor, o método prioriza mais liberdade diante a produção gráfica. A ênfase da análise ocorreu sobre a maneira particular de representação e criatividade de cada criança. A curiosidade sobre as formas, os traços, as cores, as figuras, entre outros detalhes identificados nos desenhos contribuíram para uma visão profunda e permitiu relacionar com os conhecimentos existentes sobre a temática. Como base teórica foram consultados os seguintes autores/as: Bédard (1998), Andrade (2005), Moreira (2005), Navarro (2009), Cunha (2015), Saviani (2021) e o documento: da Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Portanto, o estudo apresenta informações que auxiliam na compreensão da expressividade da criança por meio das produções gráficas e a importância do trabalho com o desenho de forma mais livre, mesmo diante de um tema proposto pelas docentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rita de Cassia da Rocha Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenhos infantis | pt_BR |
dc.subject | Livre expressão | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O Desenho na educação Infantil: registros da livre expressão em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Roseno Maximo | PDF - Ana Paula Roseno Maximo | 4.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 404.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.