Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2743
Título: O beneficiamento do caulim no distrito Barra de Juazeirinho - PB: análise de uma atividade econômica com reflexos ambientais
Autor(es): Silva, Bruna Ismaela Cunha
Palavras-chave: Caulim - Minério
Desenvolvimento Sustentável
Impactos Ambientais
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O caulim é um silicato de alumínio classificado como mineral industrial, que ganhou destaque a partir da década de 1990 no Brasil, sendo utilizado na indústria nacional de cerâmica, fertilizante, tinta, borracha, papel e na indústria farmacêutica. No Brasil pode ser encontrado na região Norte, Nordeste e Sul e Sudeste, apresentando ocorrência no estado da Paraíba na mesorregião do seridó paraibano. O objetivo deste trabalho é averiguar o modo de extração e beneficiamento do caulim no município de Juazeirinho - PB, verificando os reflexos da atividade no ambiente e nos envolvidos na atividade. Foram realizadas visitas in loco, nas frentes de lavra e na indústria de beneficiamento para coleta de dados e conhecer a realidade da atividade e de seus envolvidos. Pôde-se concluir que a atividade mineral de caulim no município gera lucro a economia local, mas apresenta pouco avanço no modo de extração do pequeno minerador, sendo classificado pelos especialistas do setor como um modelo rudimentar. Foi perceptível verificar a ocorrência de riscos para os envolvidos e danos ambientais irreversíveis, sendo um déficit considerável para o estado da Paraíba não conhecer as áreas de extração, existindo uma carência no setor de laboratórios, de pesquisas, para que a partir delas se tenham dados que viabilizassem ou não a atividade sem correr o risco de começar uma extração e depois parar devido à baixa qualidade do material encontrado ou pelo deposito mineral não ser em quantidade viável para ser extraído, como foi verificado nas áreas visitadas.
Descrição: SILVA, B. I. C. O beneficiamento do caulim no distrito Barra de Juazeirinho - PB: análise de uma atividade econômica com reflexos ambientais. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2743
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Ismaela Cunha Silva.pdfBruna Ismaela Cunha Silva3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.