Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Mariana de Souza-
dc.date.accessioned2013-12-06T17:57:45Z-
dc.date.available2013-12-06T17:57:45Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.otherCDD 582.16-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2744-
dc.descriptionGOMES, M. de S. Inovações didáticas na abordagem do tema bioma caatinga em uma escola pública do ensino médio de Campina Grande - PB. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que tem, dentre outras motivações, a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A partir da problemática envolvida na abordagem das temáticas de Educação Ambiental, algumas das quais puderam ser evidenciadas nas aulas de Biologia, propusemos a utilização de uma inovação didática, por meio de oficinas, como uma ferramenta de estimulação/identificação da percepção ambiental dos estudantes. O presente trabalho consiste de um relato de experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais relacionados a esse ecossistema. As atividades foram realizadas por um grupo de bolsistas do PIBID, na escola Estadual Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB em três turmas do Ensino Médio. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente de pesquisa. Percebemos que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma perspectiva globalizadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Márcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBioma Caatingapt_BR
dc.subjectOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleInovações didáticas na abordagem do tema bioma caatinga em uma escola pública do ensino médio de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana de Souza Gomes.pdfMariana de Souza Gomes1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.