Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Júlia Kelly Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T16:11:23Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T16:11:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27452 | - |
dc.description | OLIVEIRA, J. K. S. de. O ensino das temáticas físico-naturais no anos iniciais do ensino fundamental a partir do uso de recursos didáticos. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geografia escolar priorizou ao longo de sua trajetória, a discussão das características e aspectos físicos do espaço geográfico. Sabendo que a este é um conhecimento cotidiano e que deve ser ensinado desde a infância, o presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem metodológica de oficinas pedagógicas no ensino das temáticas físico-naturais da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, nos aportamos teoricamente em autores como Afonso (2015), Morais (2011) e Straforini (2004). Para o desenvolvimento da pesquisa, apostamos na metodologia da pesquisa-ação que se preocupa em identificar e resolver problemas coletivos bem como, de aprendizagem dos atores e pesquisadores envolvidos. Assim, foram desenvolvidas 4 oficinas pedagógicas com a turma do 4º ano do Centro Educacional Santa Cecília, localizada no município de Sapé - PB, com foco na produção de recursos didáticos para o estudo das temáticas físico-naturais da Geografia. Como resultados, destacamos que esta abordagem metodológica torna o processo de ensino mais dinâmico e desenvolvendo nos alunos uma postura ativa de protagonismo estudantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Angélica Mara de Lima Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino das temáticas físico-naturais no anos iniciais do ensino fundamental a partir do uso de recursos didáticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Júlia Kelly Silva de Oliveira | PDF - Júlia Kelly Silva de Oliveira | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 204.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.