Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2747
Título: Frequência da classificação sanguínea no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI) - Paraíba
Autor(es): Sousa, Clistenes Klayton Leite de
Palavras-chave: Sistema ABO
Sistema RH
Classificação sanguínea
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A frequência de grupos sanguíneos dos sistemas ABO e Rh são variáveis entre as diversas populações do mundo. Esse sistema de classificação torna-se importante em diversas situações clínicas, dentre elas as tranfusões sanguíneas e pré-natal. Dessa forma torna-se importante conhecer a classificação correta do Sistema ABO-Rh, a fim de se evitar tipagens sanguíneas errôneas e, consequentemente, expor o paciente a riscos desnecessários. Assim, o objetivo do trabalho foi mapear os tipos sanguíneos do sistema ABO e o fator Rh nos pacientes atendidos no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Distrital de Itaporanga-PB. Para determinar a ocorrência das classes fenotípicas dos sistemas sangüíneos ABO-Rh, foram coletados dados de 263 pacientes, submetidos a fenotipagem sanguínea, nos meses de Abril a Julho no Laboratório de Análises Clinicas do Hospital Distrital de Itaporanga. Após levantamento de dados, verificou-se que 87,07% dos pacientes atendidos apresentaram o fator sanguíneo Rh positivo, sendo deste a maioria do grupo O (49,78%). Comparativamente, os resultados das freqüências das classes fenotípicas dos sistemas sanguíneos ABO e RH. encontrados no LAC-HDI, aproximaram-se dos encontrados na literatura estudada correspondente a população brasileira, bem como no Hemocentro de Francisco Beltrão-PR, cuja prevalencia foi O positivo (39%). A prevalência da distribuição do sistema ABO e Rh observada neste trabalho foi, o grupo O positivo (43,35%), seguido de A positivo (30,80%), B positivo ( 9,88), O negativo (7.6%) e os demais apresentaram porcentagem inferior a 8%.
Descrição: SOUSA, C. K. L. de. Frequência da classificação sanguínea no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Distrital de Itaporanga (HDI) - Paraíba. 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2747
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clistenes Klayton Leite de Sousa.pdfClistenes Klayton Leite de Sousa571.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.