Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Edilson dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-06T17:58:43Z | - |
dc.date.available | 2013-12-06T17:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748 | - |
dc.description | SILVA, E. dos S. Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O referido estudo busca apresentar a docentes e educadores o mapa mental como um recurso didático, que auxilia aos docentes, especialmente os de Geografia, a ministrarem os conteúdos, como a Cartografia, além de contribuir para que os alunos relacionem a Geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. O presente trabalho baseia-se tanto no método comparativo fundamentado na abordagem quantitativa (aplicação de questionários), quanto na qualitativa, se relaciona também ao método fenomenológico. A pesquisa se desenvolveu na Escola municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-PB, nas turmas do 6º e 9º anos do turno da manhã abrangendo na pesquisa cerca de 72 alunos, tomando como base uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se em teóricos da área pedagógica relacionados a ciência geográfica. Tal estudo tem como principal objetivo que norteia as atividades, analisar o uso do mapa mental como recurso didático que auxilia a compreensão dos conteúdos geográficos. Atrelado a este, se tem a oportunidade de introduzir nas representações feitas pelos alunos os conceitos cartográficos pertinentes. Em consonância com isto apresenta-se aos educadores e educandos uma nova Cartografia, distanciada de um ensino estático, pautado em métodos tradicionais. Assim sendo o mapa mental utilizado como recurso didático no ensino da Geografia torna-se pertinente já que este se faz a partir da realidade observada. Partindo-se desses pressupostos, os resultados obtidos constatam que o uso de tal recurso torna-se imprescindível no que diz respeito em relacionar a Geografia com o mundo vivido dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Damião Carlos Freires de Azevedo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Mapa Mental | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.title | Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edilson dos Santos Silva.pdf | Edilson dos Santos Silva | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.