Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2749
Título: Uso de aves silvestres no Brasil: aspectos etnozoológicos e conservação
Autor(es): Policarpo, Iamara da Silva
Palavras-chave: Avifauna
Biodiversidade
Extinção de animais silvestres
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O Brasil abriga uma das faunas mais diversificadas de aves em todo mundo, muitas das quais são utilizadas para diversas finalidades. Infelizmente, para algumas espécies essas interações tem provocado declínio populacional. Diante deste cenário, o presente estudo teve como finalidade catalogar a avifauna silvestre utilizada por populações humanas no Brasil, caracterizando suas finalidades e implicações para sua conservação. As informações foram coletadas a partir da análise de artigos publicados, livros, teses, dissertações e monografias que abordassem o uso da avifauna brasileira. Os resultados mostraram que pelo menos 345 espécies de aves, distribuídas em 62 famílias são utilizadas no Brasil. As famílias mais representativas em termos de espécies mencionadas foram: Psittacidae (48 espécies), Emberezidae (39 espécies) Thraupida (34 espécies) e Icteridae (22 espécies). Foram registrados 6 tipos de usos: medicinal, alimentar, estimação, místico/religioso, controle e ornamental, sendo que estes usos estão diretamente ligados a aspectos culturais socioeconômicos. Muitas espécies são envolvidas em uma complexa atividade de comércio ilegal, destinadas tanto para as diferentes regiões do país, como visadas para o comércio exterior. Algumas das espécies utilizadas estão incluídas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – IUCN e no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, dentre estas destacam-se: Pyrrhura griseipectus (Salvadori, 1900), Gubernatrix cristata (Vieillot, 1817), Amazona rhodocorytha (Salvadori, 1890), Guaruba guarouba (Gmelin, 1788) e Psophia viridis (Spix, 1825) as quais estão listadas em categorias de perigo de extinção. Constatou-se que a utilização da avifauna é uma prática frequente entre as comunidades brasileiras, com isso é necessário que sejam realizados estudos posteriores que abordem essa temática para possível elaboração de medidas adequadas para conservação da avifauna, englobando aspectos ecológicos e culturais.
Descrição: POLICARPO, I. da S. Uso de aves silvestres no Brasil: aspectos etnozoológicos e conservação. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2749
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iamara da Silva Policarpo.pdfIamara da Silva Policarpo1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.