Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2750
Título: A (re)estruturação do espaço comercial em Fagundes-PB: o surgimento de novos espaços e seus reflexos socioeconômicos
Autor(es): Silva, Raimundo Alexandro da
Palavras-chave: Geografia Econômica
Comércio – Espaço Urbano
Fagundes-PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este trabalho tem como tema a (re)estruturação do espaço comercial no município de Fagundes-PB, principalmente, na zona urbana onde ocorreu e continua ocorrendo o surgimento dos mercadinhos, que alavancou o comércio local. Houve um aumento considerável do fluxo de mercadorias e pessoas na área central da cidade. Desse modo, objetivamos discutir a construção desse espaço comercial, que envolveu o desaparecimento das antigas “bodegas”, o enfraquecimento da feira livre e do mercado central do referido município, o deslocamento de moradores do centro para os bairros periféricos, e as mudanças no comércio da cidade dentro de uma perspectiva urbana e globalizada. Esse tipo de comércio trouxe reflexos econômicos para os proprietários dos mercadinhos, aumentando a renda da família, resultando na ampliação de suas casas e negócios, em um processo de verticalização, o que modificou a paisagem urbana do centro da cidade. O presente trabalho esta compartimentado no método empírico de modo interpretativo, observatório e investigativo, com base em Sampieri (2006). Foram realizados levantamento e estudo bibliográfico, aplicação de questionários, entrevistas além de registro fotográfico. Concluímos assim que a expansão dos estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte dinamizou o comércio no município de Fagundes, elevou os padrões de vida dos comerciantes e modificou a paisagem urbana do município. Neste processo, as tradicionais feiras livres, o mercado público e as “bodegas” estão cada vez mais perdendo espaço para as novas estruturas na área do comércio.
Descrição: SILVA, R. A. da. A (re)estruturação do espaço comercial em Fagundes-PB: o surgimento de novos espaços e seus reflexos socioeconômicos. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2750
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo Alexandro da Silva.pdfRaimundo Alexandro da Silva4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.