Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Itallo Mendes da-
dc.date.accessioned2022-08-10T18:05:53Z-
dc.date.available2022-08-10T18:05:53Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27514-
dc.descriptionSILVA, I. M. A Robótica educacional como uma ferramenta no ensino de matemática: relato de experiência de estágio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a Robótica Educacional (RE) como ferramenta de ensino. A utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apresenta-se como tendência no ensino de Matemática, sendo que a RE já é aplicada em escolas do Brasil que dispõem dessa estrutura. Apresenta-se pontos positivos de sua aplicação, fundamentando-se na vertente construtivista/construcionista de ensino. Os objetivos deste trabalho são, de forma geral, identificar as discussões quanto à utilização das tecnologias no ensino de Matemática e como construir conhecimento significativo da aplicação matemática no cotidiano. De modo específico, abordar o potencial oferecido pela RE construindo conhecimento tecnológico e realizando determinadas tarefas, partindo de situações-problema reais, aplicando os conhecimentos matemáticos e atribuindo sentido prático ao que antes era apenas teórico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, fazendo interpretações de dados observados para levantamento de resultados e buscando correlacionar estes com os fatores influenciáveis anteriormente estudados. A Pesquisa foi originada por meio de observação direta em escola-campo de Estágio, com relato de experiência de atividade prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida. A observação direta dos estudantes em situação de resolução de problemas envolvendo o pensamento matemático e a RE foi o procedimento para coleta de dados. Utilizou-se ainda um roteiro com as instruções das atividades que as equipes deveriam resolver. Percebe-se que a resolução da situação-problema envolvendo a RE expressa a noção matemática (que esteve presente em todos os casos desenvolvidos), aplicação da teoria na prática, mas a falta da formalização influencia também na escrita matemática dos estudantes que por vezes não reconhecem (ou não sabem descrever) o pensamento matemático presente no seu raciocínio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Câmpelo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectFerramentas de ensinopt_BR
dc.subjectSituação-problemapt_BR
dc.titleA Robótica Educacional Como Uma Ferramenta No Ensino De Matemática: Relato De Experiência De Estágiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Itallo Mendes da SilvaTCC - Itallo Mendes da Silva695.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito82.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.