Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, José Leandro de Assis Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T18:15:06Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T18:15:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27517 | - |
dc.description | LIMA, J. L. A.. Uso do jogo Tangram: ensino de frações nos anos finais do ensino fundamental. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos fazem parte do nosso cotidiano, existem jogos variados, seja jogos de competição, adivinhação entre vários outros. Neste trabalho, o interesse está para o jogo pedagógico, voltado ao ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa foi a sala de aula, o instrumento é o jogo Tangram, e a investigação surge da problemática em relação à necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem de formas geométricas e frações. O objetivo deste trabalho é tentar passar para os alunos uma diferente forma de aprender frações com uso de jogos pedagógicos. Pelo qual, o Tangram poderá ser utilizado em outros conteúdos matemáticos por ser um jogo lúdico que desperta a curiosidade, trabalha a concentração e a imaginação do aluno. Serão investigados os processos desencadeados na construção e resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. Os sujeitos da pesquisa foram uma turma do 9° ano dos anos finais do Ensino Fundamental, realizando atividades de intervenção pedagógica. Os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados mostraram o processo desencadeado na construção dos procedimentos e conceitos matemáticos, pelos sujeitos, em situações de jogo. Onde foi percebido que o jogo Tangram além de um jogo, também pode ser uma boa ferramenta didática no ensino de frações. Pois permitiu o aluno conhecer a proporção de cada peça do Tangram em relação a um inteiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.subject | Jogo matemático | pt_BR |
dc.subject | Jogo lúdico | pt_BR |
dc.title | Uso do Jogo Tangram: Ensino de Frações nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Leandro de Assis Lima | TCC - José Leandro de Assis Lima | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito | Termo de Depósito | 320.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.