Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Samuel Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T18:21:34Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T18:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27520 | - |
dc.description | ARAÚJO, S. G. Metodologias de Ensino de Matemática para alunos surdos: uma Revisão Sistemática da Literatura. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação inclusiva é um tema de grande relevância diante da sua amplitude e de seus inúmeros desafios, em especial os que são enfrentados pela comunidade surda. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho consiste em realizar um levantamento acerca das pesquisas voltadas às metodologias de ensino para alunos surdos que estão sendo implementadas na educação. A metodologia do estudo é classificada em abordagem mista, do tipo exploratório e de natureza básica; por fim, foram utilizados os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, a qual compreende a uma discussão sobre inclusão e metodologias aplicadas à educação de surdos no decorrer da história embasada em autores como Freire (2008), Perlin (2005), Streiechen (2012) e Kezio (2016); e para esse levantamento de dados foi realizada a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que por meio de palavras indexadoras relacionadas à temática buscou encontrar revistas indexadas na Plataforma Sucupira, o que possibilitou a identificação de artigos na área da Educação Inclusiva para alunos com surdez que apresentam práticas metodológicas de ensino. Diante disso, foi possível observar, nos artigos analisados, que quando se fala em educação de surdos há a necessidade de se ater às estratégias visuais, visto que o surdo percebe e interage com o mundo em que vive por meio de experiências visuais. Também pode-se afirmar que mesmo diante de tantos avanços ainda são necessários esforços por novas metodologias educacionais que possibilitem ao aluno surdo aprender de forma igualitária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.title | Metodologias de Ensino de Matemática para alunos surdos: uma Revisão Sistemática da Literatura. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Samuel Gomes de Araújo | TCC - Samuel Gomes de Araújo | 544.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 268.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.