Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trajano, Valdielle dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T18:27:15Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T18:27:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27522 | - |
dc.description | TRAJANO, V. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática pedagógica docente dos professores para a inclusão de alunos com TEA é um grande desafio. Principalmente na aula de física por se tratar de uma disciplina que assumiu um caráter de ser “Árdua”, de difícil assimilação e posteriormente por se tratar de situações com as quais se exija a abstração, fato desafiador para o autista. Sendo assim, o presente trabalho se propõe argumentar sobre os desafios e as estratégias dos professores diante do aluno autista. A metodologia utilizada foi bibliográfica seguida de entrevista semiestruturada com professores que atuam na educação básica e atendem estudantes com o TEA. Foram entrevistados 5 professores que citam dentre outras coisas, a formação continuada como um desafio educacional. A formação exclusiva sobre essa temática, a falta de estruturas físicas para receber os alunos, aliados aos problemas enfrentados em sala de aula são desafiadores. Também é citado a falta de especialização e materiais para trabalhar com aluno autista, segundo a maioria dos professores pesquisados, eles não se sentem preparados para receber este aluno na sala de aula e resolvem trabalhar metodologias diferentes com a equipe escolar. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor e de sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Rejane Maria da Silva Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Física | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | 10-08-22 - Desafios e Estratégias na Prática Docente de Professores com Estudantes com Transtorno do Espectro Autista( TEA) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Valdielle dos Santos Trajano | TCC - Valdielle dos Santos Trajano | 295.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito | Termo de depósito | 210.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.