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dc.contributor.authorNascimento, Joana D'arc de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-11T10:18:41Z-
dc.date.available2022-08-11T10:18:41Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.otherCDD 305.42-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27531-
dc.descriptionNASCIMENTO, J. D. O. A importância de uma educação feminista nas escolas - a caminho da equidade. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNossa sociedade tem sido regida de maneira que o masculino fosse exaltado e o patriarcado fosse à norma principal a ser seguida. Por essa razão, o feminismo surge da necessidade das mulheres lutarem por seus direitos nessa sociedade pré-determinada pelo homem. Sendo uma pesquisa qualitativa bibliográfica, descritiva e analítica da obra ‘’ El país de las mujeres’’ na perspectiva de trazer conhecimentos e reflexões sobre o tema do feminismo aplicado na educação. Portanto o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão a respeito do olhar feminista de acordo com autoras que trabalham tal abordagem, como a autora do livro, “El País de Las Mujeres,” Gioconda Belli, que trabalha temáticas importantes como o empoderamento da mulher no mundo da política, dentre outras autoras que trazem a luz a luta da mulher durante a história e suas conquistas. Sendo usado também para embasamento teórico além da obra literária principal já citada, autoras como, Simone de Beauvoir, com a obra o Segundo Sexo: a experiência vivida e também Fatos e mitos, ambos de (2019), Bell Hooks, O feminismo é para todo mundo (2020), entre outros. Ademais, o estudo feito busca dar voz a importância de se trabalhar com o feminismo e com toda a temática envolta desse movimento feminista especificamente no âmbito escolar, uma vez que o feminismo não é somente tema pertencente às mulheres, mesmo essas sendo sua principal fonte de autonomia, mas que é relativo à sociedade como um todo. Para se trabalhar essa questão foram analisados trabalhos como os de Lins, B.A.; Machado, B.F.; Escoura, M.Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola, como também a dissertação de mestrado de Stancki, N. Gênero e Trabalho Feminino: estudo sobre as representações de alunos(as) dos cursos técnicos de Desenho Industrial e Mecânica do CEFET-PR. Desse modo o trabalho proposto não aponta apenas questões de cunho literário, mas também, como o feminismo é um tema de suma importância dentro do âmbito escolar, que possibilita inspirar posturas diferentes na prática ou até mesmo novas iniciativas em nosso modo de socializar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Cristiane Agnes Stolet Correiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.titleA importância de uma educação feminista nas escolas - a caminho da equidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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