Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Joana D'arc de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T10:18:41Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T10:18:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.42 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27531 | - |
dc.description | NASCIMENTO, J. D. O. A importância de uma educação feminista nas escolas - a caminho da equidade. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nossa sociedade tem sido regida de maneira que o masculino fosse exaltado e o patriarcado fosse à norma principal a ser seguida. Por essa razão, o feminismo surge da necessidade das mulheres lutarem por seus direitos nessa sociedade pré-determinada pelo homem. Sendo uma pesquisa qualitativa bibliográfica, descritiva e analítica da obra ‘’ El país de las mujeres’’ na perspectiva de trazer conhecimentos e reflexões sobre o tema do feminismo aplicado na educação. Portanto o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão a respeito do olhar feminista de acordo com autoras que trabalham tal abordagem, como a autora do livro, “El País de Las Mujeres,” Gioconda Belli, que trabalha temáticas importantes como o empoderamento da mulher no mundo da política, dentre outras autoras que trazem a luz a luta da mulher durante a história e suas conquistas. Sendo usado também para embasamento teórico além da obra literária principal já citada, autoras como, Simone de Beauvoir, com a obra o Segundo Sexo: a experiência vivida e também Fatos e mitos, ambos de (2019), Bell Hooks, O feminismo é para todo mundo (2020), entre outros. Ademais, o estudo feito busca dar voz a importância de se trabalhar com o feminismo e com toda a temática envolta desse movimento feminista especificamente no âmbito escolar, uma vez que o feminismo não é somente tema pertencente às mulheres, mesmo essas sendo sua principal fonte de autonomia, mas que é relativo à sociedade como um todo. Para se trabalhar essa questão foram analisados trabalhos como os de Lins, B.A.; Machado, B.F.; Escoura, M.Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola, como também a dissertação de mestrado de Stancki, N. Gênero e Trabalho Feminino: estudo sobre as representações de alunos(as) dos cursos técnicos de Desenho Industrial e Mecânica do CEFET-PR. Desse modo o trabalho proposto não aponta apenas questões de cunho literário, mas também, como o feminismo é um tema de suma importância dentro do âmbito escolar, que possibilita inspirar posturas diferentes na prática ou até mesmo novas iniciativas em nosso modo de socializar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Drª. Cristiane Agnes Stolet Correia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Equidade | pt_BR |
dc.title | A importância de uma educação feminista nas escolas - a caminho da equidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana D'arc de Oliveira Nascimento.pdf | PDF - Joana D'arc de Oliveira Nascimento | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 234.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.