Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27571
Título: Refugiados venezuelanos no Brasil: as ações de assistência emergenciais da operação acolhida (2018-2022)
Autor(es): Brito, Ana Karenina Almeida de
Palavras-chave: Refugiados
Operação acolhida
Refúgio
Brasil
Venezuela
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: A Venezuela passa por uma crise humanitária, que foi reconhecida como a segunda maior crise de refugiados e migrantes do mundo. Devido a este fato, os venezuelanos deslocaram-se forçadamente para outras regiões à procura de melhores condições de vida e oportunidades de emprego. O intenso fluxo migratório para o Brasil afetou principalmente o estado de Roraima, por ser o local de maior acessibilidade e também porque nele se concentrou a maior parte dos solicitantes de refúgio que entraram no território brasileiro. Nesse cenário, ocorreu uma sobrecarga nos serviços públicos do estado, que não conseguiu sozinho atender a essa nova demanda. Por isso, foi criada a Operação Acolhida, como uma política pública, destinada a prestar assistência humanitária aos refugiados venezuelanos no Brasil. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as ações de assistência emergenciais realizadas pela Operação Acolhida, particularmente do Subcomitê Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. Quanto à metodologia, a pesquisa é descritiva e de abordagem qualitativa, com a utilização de revisão bibliográfica e documental como procedimentos técnicos adotados. Conclui-se, portanto, que as principais ações na Operação Acolhida para a proteção de refugiados são: com o oferecimento de assistência humanitária, cuidados com a saúde e vacinação, a construção e divisão dos abrigos, fornecimento de alimentos e segurança. Estas têm contribuído para mitigar a vulnerabilidade dos venezuelanos no Brasil.
Descrição: BRITO, A. K. A. de. Refugiados venezuelanos no Brasil: as ações de assistência emergenciais da operação acolhida (2018-2022). 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27571
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Karenina Almeida de BritoTCC - Ana Karenina Almeida.pdf437.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf98.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.