Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Saullo Soares Rufino | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T13:19:34Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T13:19:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27649 | - |
dc.description | LEITE, S. S. R. L. Revisão integrativa das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas no ensino remoto emergencial na disciplina de matemática pela educação básica. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o surgimento da COVID-19 e a posterior crise sanitária decretada, muitas áreas foram afetadas e em especial o setor educacional pois escolas tiveram que ser fechadas. Uma nova realidade de comunicação para continuidade das aulas teve que ser desenvolvida e o modelo de ensino remoto foi a saída para suprir a necessidade daquele momento quando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram o meio de substituir o quadro branco e o pincel. Nesse sentido, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura no intuito de encontrar pesquisas que mostrassem as principais TDIC utilizadas para o ensino de matemática no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A averiguação dessas pesquisas se deu em quatro bases de buscas, que foram: Google Acadêmico, SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (PBi USP). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados ao todo nove trabalhos que abordassem o tema. Os resultados da pesquisa apontaram que as principais TDIC utilizadas foram o WhatsApp, E-mail, G-Suite for Education (Classroom, Meet, Drive) e que embora essas ferramentas tenham ajudado e facilitado o contato entre os alunos e professores durante o ERE muito ainda teria que ser feito para criar um ambiente mais propício para o processo de ensino e da aprendizagem, como por exemplo a formação continuada dos professores para a utilização dessas TDICs e oferecer uma melhor estrutura para docentes e discentes que promovesse uma melhor utilização dessas ferramentas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Revisão integrativa das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas no ensino remoto emergencial na disciplina de matemática pela educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Saullo Soares Rufino Leite | TCC - Saullo Soares Rufino Leite | 671.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 398.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.