Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Alysson José dos Anjos-
dc.date.accessioned2022-08-17T13:28:08Z-
dc.date.available2022-08-17T13:28:08Z-
dc.date.issued2022-08-06-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27653-
dc.descriptionCOSTA, A. J. A. Ensino de sólidos geométricos mediado pelo uso do GeoGebra. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a grande dificuldade na compreensão de conceitos geométricos no Ensino Fundamental, perpetuando e dificultando a construção desse conhecimento nos demais níveis de ensino, este trabalho volta-se para o ensino-aprendizagem da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental e suas implicações para a construção do conhecimento geométrico, a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geometria. Para tanto, é necessário reconhecer as dificuldades existentes no processo didático e proporcionar situações de reconhecimento de figuras e seus conceitos geométricos, intento para o qual o software GeoGebra apresenta significativas possibilidades. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como o GeoGebra pode dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de polígonos, bem como prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas). Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, aplicando uma atividade com a utilização do software GeoGebra pelos próprios alunos, tendo como objetivo de melhorar a percepção e visualização de figuras geométricas e sólidos relacionais. Diante disso, verificamos que os alunos, sendo o centro do processo de aprendizagem, melhoraram a capacidade de visualização de sólidos, desenvolvendo uma maturidade para responder às questões, fato refletido na quantidade de acertos na atividade, o que permite inferir, no contexto desta investigação, a eficácia do uso da ferramenta. Constatamos assim, por meio da geometria dinâmica o melhor desenvolvimento do conteúdo, a partir da interação dos alunos com os objetos geométricos e seus conceitos, facilitando a compreensão dos sólidos e de suas planificações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleEnsino de sólidos geométricos mediado pelo uso do GeoGebrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alysson José dos Anjos CostaTCC - Alysson José dos Anjos Costa1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito838.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.