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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Maisa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-19T18:48:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-19T18:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 420 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27668 | - |
dc.description | FERREIRA, M. dos S. Prosódia e Expressividade da fala do inglês-L2. 2022. 38f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pesquisas que abordam o viés prosódico e expressivo da L2, o qual se concentra nos aspectos suprassegmentais da língua, ainda é algo pouco explorado. Com base nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral, apresentar a pertinência da abordagem prosódica e expressiva de língua inglesa no ensino de pronúncia e na aquisição da língua por falantes brasileiros. Metodologicamente, o nosso trabalho estrutura-se por via de métodos qualitativo e quantitativo, de modo que foi organizado sob o aporte teórico-metodológico de Barbosa (2019), Kent (2015), os quais abordam a prosódia e seus aspectos na comunicação; por Silva Jr (2020), o qual desenvolveu estudos recentes sobre a prosódia de L2 e aspectos fonético-prosódicos no ensino de inglês como L2, Madureira (2019), Marquezin (2015) e Meireles (2015) com seus trabalhos sobre expressividade e análise de aspectos perceptivos e acústicos da dinâmica vocal, Marco (2019), cujos estudos concentram-se em ensinar a prosódia da comunicação emotiva em L2 e, não menos importante, Santos (2016) que, por sua vez, realizou estudos que propõem a leitura expressiva como atividade em aulas de inglês. Além disso, as contribuições de Brasil (1998, 2018), Xavier (2012), Järvinen (2015) e Andrade (2009), acerca do binômio ensino-aprendizagem da língua inglesa no Brasil, ajudaram-nos a compreender o ensino de L2 com ênfase nos aspectos orais e pronúncia. Com base nos resultados obtidos através de análises acústicas e estatísticas, os aprendizes brasileiros de inglês apresentaram diferenças significativas nos parâmetros prosódicos e expressivos, ou seja, suas leituras tiveram cargas expressivas menores, se comparadas aos nativos. Desse modo, concluímos que houve mudanças rítmicas entre as falas dos indivíduos nativos de L1 e o falante brasileiro de L2. Em linhas gerais, a abordagem expressiva e prosódica no ensino da pronúncia pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades orais dos falantes brasileiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Leônidas José da Silva Junior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prosódia de L2 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de pronúncia do inglês | pt_BR |
dc.subject | Expressividade em L2 | pt_BR |
dc.title | Prosódia e expressividade da fala do inglês-L2 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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