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dc.contributor.authorFerreira, Maisa dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-19T18:48:04Z-
dc.date.available2022-08-19T18:48:04Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.otherCDD 420-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27668-
dc.descriptionFERREIRA, M. dos S. Prosódia e Expressividade da fala do inglês-L2. 2022. 38f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs pesquisas que abordam o viés prosódico e expressivo da L2, o qual se concentra nos aspectos suprassegmentais da língua, ainda é algo pouco explorado. Com base nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral, apresentar a pertinência da abordagem prosódica e expressiva de língua inglesa no ensino de pronúncia e na aquisição da língua por falantes brasileiros. Metodologicamente, o nosso trabalho estrutura-se por via de métodos qualitativo e quantitativo, de modo que foi organizado sob o aporte teórico-metodológico de Barbosa (2019), Kent (2015), os quais abordam a prosódia e seus aspectos na comunicação; por Silva Jr (2020), o qual desenvolveu estudos recentes sobre a prosódia de L2 e aspectos fonético-prosódicos no ensino de inglês como L2, Madureira (2019), Marquezin (2015) e Meireles (2015) com seus trabalhos sobre expressividade e análise de aspectos perceptivos e acústicos da dinâmica vocal, Marco (2019), cujos estudos concentram-se em ensinar a prosódia da comunicação emotiva em L2 e, não menos importante, Santos (2016) que, por sua vez, realizou estudos que propõem a leitura expressiva como atividade em aulas de inglês. Além disso, as contribuições de Brasil (1998, 2018), Xavier (2012), Järvinen (2015) e Andrade (2009), acerca do binômio ensino-aprendizagem da língua inglesa no Brasil, ajudaram-nos a compreender o ensino de L2 com ênfase nos aspectos orais e pronúncia. Com base nos resultados obtidos através de análises acústicas e estatísticas, os aprendizes brasileiros de inglês apresentaram diferenças significativas nos parâmetros prosódicos e expressivos, ou seja, suas leituras tiveram cargas expressivas menores, se comparadas aos nativos. Desse modo, concluímos que houve mudanças rítmicas entre as falas dos indivíduos nativos de L1 e o falante brasileiro de L2. Em linhas gerais, a abordagem expressiva e prosódica no ensino da pronúncia pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades orais dos falantes brasileiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leônidas José da Silva Juniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProsódia de L2pt_BR
dc.subjectEnsino de pronúncia do inglêspt_BR
dc.subjectExpressividade em L2pt_BR
dc.titleProsódia e expressividade da fala do inglês-L2pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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