Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2768
Título: | Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Geminiano Júnior, Jessé |
Palavras-chave: | Geografia - Demografia Mobilidade Pendular. – Ensino aprendizagem Alunos - UEPB |
Data do documento: | 9-Dez-2013 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar a mobilidade pendular dos estudantes do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, bem como as dinâmicas sócioespacias decorrentes desse fenômeno no âmbito acadêmico e na cidade de Campina Grande. O trabalho foi dividido em etapas, iniciando-se com o levantamento bibliográfico, aquisição de dados junto ao Departamento de Geografia e pesquisa in loco. Foi realizado por meio da aplicação de questionários e entrevistas dirigidas a alunos que migram diariamente. A fim de entender tal processo, se estudou de forma dialética, fenomenológica, qualitativa-quantitativa os movimentos pendulares dos estudantes de Geografia (UEPB), turno-noite, turmas de 1° ao 5° ano, oriundos de diversos municípios paraibanos e até estados circunvizinhos, com objetivos específicos de esclarecer alguns questionamentos e perguntas evidenciadas ao longo deste estudo. Tais como: conhecer suas realidades e perspectivas profissionais, entender as causas que os motivam a permanecerem neste processo migratório; Bem como os conflitos enfrentados por esses discentes ao longo de cinco (05) anos de curso, as superações, e seus olhares a respeito do próprio curso e da Universidade como um todo. Verificou-se que os interesses dos estudantes, bem como suas necessidades e preocupações são relevantes. Se constatou que tais discentes sentem-se compromissados, se identificam com o curso e a área de estudo que o mesmo abrange e consideram que a Universidade pode ser caracterizada como um lugar da construção de vínculos, sentimentos de apego e de amizade, identificam-se com alguns professores, valorizam a instituição (UEPB) e buscam por um ensino de qualidade a fim de exerceram uma carreira promissora em meio a um cenário educacional preocupante. |
Descrição: | GEMINIANO JUNIOR, J. Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2768 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jessé Geminiano Júnior.pdf | Jessé Geminiano Júnior | 3.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.