Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2768
Título: Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Geminiano Júnior, Jessé
Palavras-chave: Geografia - Demografia
Mobilidade Pendular. – Ensino aprendizagem
Alunos - UEPB
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar a mobilidade pendular dos estudantes do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, bem como as dinâmicas sócioespacias decorrentes desse fenômeno no âmbito acadêmico e na cidade de Campina Grande. O trabalho foi dividido em etapas, iniciando-se com o levantamento bibliográfico, aquisição de dados junto ao Departamento de Geografia e pesquisa in loco. Foi realizado por meio da aplicação de questionários e entrevistas dirigidas a alunos que migram diariamente. A fim de entender tal processo, se estudou de forma dialética, fenomenológica, qualitativa-quantitativa os movimentos pendulares dos estudantes de Geografia (UEPB), turno-noite, turmas de 1° ao 5° ano, oriundos de diversos municípios paraibanos e até estados circunvizinhos, com objetivos específicos de esclarecer alguns questionamentos e perguntas evidenciadas ao longo deste estudo. Tais como: conhecer suas realidades e perspectivas profissionais, entender as causas que os motivam a permanecerem neste processo migratório; Bem como os conflitos enfrentados por esses discentes ao longo de cinco (05) anos de curso, as superações, e seus olhares a respeito do próprio curso e da Universidade como um todo. Verificou-se que os interesses dos estudantes, bem como suas necessidades e preocupações são relevantes. Se constatou que tais discentes sentem-se compromissados, se identificam com o curso e a área de estudo que o mesmo abrange e consideram que a Universidade pode ser caracterizada como um lugar da construção de vínculos, sentimentos de apego e de amizade, identificam-se com alguns professores, valorizam a instituição (UEPB) e buscam por um ensino de qualidade a fim de exerceram uma carreira promissora em meio a um cenário educacional preocupante.
Descrição: GEMINIANO JUNIOR, J. Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2768
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessé Geminiano Júnior.pdfJessé Geminiano Júnior3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.