Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2769
Título: Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB
Autor(es): Diniz, Vera Lúcia Alves
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino de Geografia
Cidadania
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: A educação é um direito reservado a todas as pessoas sem distinção de cor, raça ou condição socioeconômica, sendo esta a forma mais importante para que o ser humano atue como cidadão de maneira crítica interagindo dentro da realidade onde está inserido produzindo, assim, o seu espaço. Assim, a geografia enquanto ciência e disciplina escolar proporciona juntamente com as demais disciplinas por meio do processo interdisciplinar, uma formação das diversas áreas do conhecimento essencial para a construção de concepção de mundo e de sociedade para estes sujeitos, e com a Educação de Jovens e Adultos a escola deve educar para além de seus muros e, dessa maneira, formar um novo ser humano capaz de agir de maneira concreta com as diversas situações do seu cotidiano seja na escola ou no trabalho. O presente trabalho buscou refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem quanto a mediação pedagógica da Geografia na EJA, na escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas no município de Campina Grande-PB. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levando em consideração a pedagogia freiriana, bem como o processo de ensino/aprendizagem da Geografia escolar. Desta forma, a escola e os professores, em especial os de Geografia devem levar em consideração a realidade socioespacial dos alunos da EJA, fazendo uma conexão entre o conteúdo apresentado na escola e o saber adquirido pela experiência de vida desses alunos.
Descrição: DINIZ, V. L. A. Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2769
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lúcia Alves Diniz.pdfVera Lúcia Alves Diniz702.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.