Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27698
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Verônica Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T15:25:35Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22T15:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27698 | - |
dc.description | LEITE, V. G. O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com as aulas presenciais suspensas, foi preciso pensar em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos recursos tecnológicos. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de aprendizagem tiveram que ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e dos alunos substituídas pelos meios digitais. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as aulas remotas de Matemática ministradas no ensino fundamental. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa surgiu devido aos desafios e dificuldades que os alunos e professores tiveram em superar para que o processo ensino-aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos. Durante o período de isolamento social em que as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais, os professores tiveram que se reinventar profissionalmente para que as aulas realizadas à distância continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados. Para tanto, utilizou-se um questionário com cinco professores de uma escola estadual da cidade de Patos na Paraíba. A análise dos dados mostrou que os professores entrevistados acreditam que os seus alunos vão se desenvolver de maneira adequada, porém mais devagar na disciplina de matemática com as aulas remotas e que ainda necessita de estudos futuros com maior profundidade sobre a implantação e práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino híbrido, bem como remoto na educação brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batista | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Verônica Gonçalves Leite | TCC - Verônica Gonçalves Leite | 520.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 202.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.