Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2772
Título: Desvendando a paisagem urbana: uma análise socioespacial do grafite na área central de Campina Grande-PB
Autor(es): Lima, Jéssica Camêlo de
Palavras-chave: Geografia Espacial
Paisagem Urbana - Pichação
Grafite- Hip Hop
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de transformação que vem ocorrendo na Paisagem da área central da cidade de Campina Grande – PB, através da ação dos grafiteiros, seja de forma individual ou coletivamente, organizados em crews. Observa-se que apesar do caráter ilegal atribuído historicamente a essa expressão artística, fruto da sua vinculação à pichação, o grafite vem crescendo cada vez mais nos centros urbanos enquanto prática contestadora e contracultural, perpassando por uma abordagem indissociável entre espaço e relações sociais, materializadas sob a forma de paisagem. Visto culturalmente como uma face do Hip Hop, o grafite se apropria da paisagem das cidades, ressignificando-as e dando visibilidade a determinados segmentos. Dessa forma, o grafite surge como necessidade de expressão das identidades de jovens que se contrapõem a massificação cultural da globalização, como também buscam chamar atenção para as situações de desigualdade impostas pelo sistema capitalista, configurando-se, então, como um ativismo político-cultural. Portanto, o grafite associa estética e reflexão, atingindo a todos de maneira indiscriminada e tecendo diálogos a partir da utilização, principalmente, dos muros da cidade. Além disso, com a difusão da sociedade do hiperconsumo que transforma tudo em mercadoria e a arte passa a ser privilégio de poucos, os grafiteiros rompem barreiras espaciais e ideológicas, tornando a arte acessível à população de uma forma geral. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa concretizou-se à luz do método fenomenológico, apoiada na categoria de Paisagem, uma vez que se insere na perspectiva da Geografia Cultural, e teve como procedimentos, revisão da literatura, registro fotográfico dos grafites presentes no centro da cidade em voga e entrevistas com seis agentes sociais inseridos no movimento. Assim sendo, busca-se suscitar algumas reflexões sobre esta forma de ativismo, bem como contribuir e estimular as pesquisas no campo da Geografia Cultural na Universidade Estadual da Paraíba.
Descrição: LIMA, J. C. de. Desvendando a paisagem urbana: uma análise socioespacial do grafite na área central de Campina Grande-PB. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2772
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Camêlo de Lima.pdfJéssica Camêlo de Lima2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.