Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2774
Título: Variabilidade no regime pluvial nas microrregiões do sertão da Paraíba nos anos de el niño oscilação sul
Autor(es): Santos, Éricka Araújo
Palavras-chave: Geografia
Clima - Água Pluvial
Variação Pluvial – Paraíba
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: No Semi-Árido nordestino a quantidade e a distribuição de chuvas se caracterizam pela elevada irregularidade espacial e temporal. Há anos em que as chuvas se concentram em um a dois meses e em outros que chovem torrencialmente, embora de forma irregular tanto no espaço quanto no tempo, características essas típicas do regime pluvial na mesorregião do Sertão da Paraíba. Diante disto, houve a necessidade de se estabelecer e caracterizar os regimes pluviais mensais, anuais e da estação chuvosa do Sertão paraibano e das suas sete microrregiões, avaliar se há características de homogeneidade no regime pluvial intra e extramicrorregião, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Foram escolhidos, inicialmente, 42 localidades com períodos de observações ininterruptos ≥ 30 anos, sendo determinadas as medidas de tendência central (médias e medianas) e de dispersão (desvio padrão da média, amplitude), o regime pluvial local e a estação chuvosa, em cada microrregião. Os principais resultados mostraram que: os modelos de distribuição mensal ou anual da precipitação pluvial intra e extra na mesorregião do Sertão da Paraíba são assimétricos; a curta estação chuvosa é variável em quantidade, dura de três a cinco meses (jan/fev/mar/abr/mai) e, mesmo na estação chuvosa, ocorrem períodos contínuos de estiagens. Há oscilações positiva e negativa nos totais de chuvas observados em relação aos esperados nos anos de ocorrências de EL Niño e de La Niña, tanto intra quanto extra-microrregião. Portanto, nem sempre os anos com ocorrência de El Niño chovem abaixo do esperado e os de La Niña acima do normal.
Descrição: SANTOS, É. A. Variabilidade no regime pluvial nas microrregiões do sertão da Paraíba nos anos de el niño oscilação sul. 2012. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2774
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éricka Araújo Santos.pdfÉricka Araújo Santos4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.