Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2775
Título: Territorialidade protestante na cidade de Gado Bravo-PB: uma análise geográfica
Autor(es): Camelo, Ivanilson Luciano
Palavras-chave: Religião
Protestantismo
Território
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O protestantismo se constitui em um sistema religioso surgido na Europa no século XVI, e que vem se expandindo de forma admirável em todo o Brasil e em vários países do Globo. O movimento protestante é um dos fenômenos socioculturais de maior relevo neste início de século. A Geografia, como ciência social e interdisciplinar tem a necessidade de analisar este fenômeno, que é também de caráter geográfico. Esta pesquisa teve como objeto de estudo, a análise, à luz da geografia da religião, das territorialidades efetivadas na cidade de Gado Bravo frente à dispersão dos templos protestantes. E como objetivos identificar os elementos geográficos imbuídos na grande dispersão do protestantismo no Brasil, especificamente, na cidade de Gado Bravo, e propalar a pertinência desta temática para os estudos geográficos. O método científico utilizado foi o fenomenológico-hermenêutico, que é um método filosófico, interpretativo e subjetivo, pois neste, é o sujeito quem descreve o objeto e suas relações a partir do seu ponto de vista, depois dele se apropriar intelectualmente. Para a execução do presente estudo foram realizadas pesquisa bibliográfica, observação in loco, entrevista e fotografia da área estudada. O termo territorialidade é definido como estratégias de poder exercidas em determinados microespaços, geralmente a dispersão de territórios protestantes acompanha o crescimento urbano dos lugares, por esse motivo é considerado um sistema religioso eminentemente e majoritariamente urbano.
Descrição: CAMELO, I. L. Territorialidade protestante na cidade de Gado Bravo-PB: uma análise geográfica. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2775
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanilson Luciano Camelo.pdfIvanilson Luciano Camelo1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.