Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teotônio, Jeanne Epaminondas | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T18:57:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T18:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27759 | - |
dc.description | TEOTÔNIO, Jeanne Epaminondas. Alfabetização no processo construtivista: sucesso ou fracasso?. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo central a retomado do debate sobre o processo de alfabetização fundamentado nas teorias de Piaget e de Vigotski. O motivo principal que nos conduziu a essa temática é a constatação de que é anunciado em todos os lugares desse país que estamos vivendo na sociedade do conhecimento. No entanto, o cotidiano escolar está carregado de alunos que passam para a série seguinte sem saber ler e escrever. Essa inquietação nos levou a perceber que a teoria hegemônica de alfabetização está centrada na proposta construtivista que tem no seu centro o aluno, apontado como construtor e protagonista de seu conhecimento e o professor, secundarizado e apontado pelos proponentes dessa teoria como um mediador ou facilitador da aprendizagem. Enquanto isso, o número de analfabetos funcionais se acentua na tão propalada sociedade do conhecimento. Ao fazer essa investigação relacionando a proposta construtivista com o fracasso ou sucesso escolar, encontramos em Vigotski uma proposta superior em qualidade e consistente nos seus encaminhamentos, apontando que o processo de alfabetização é enriquecedor quando o adulto, em contato com a criança, pode dar segurança na trajetória de apropriação e desenvolvimento do conhecimento e ao mesmo tempo cria as condições para que o professor seja efetivamente, como ser mais desenvolvido, a chave para o desenvolvimento da criança, que naquela fase, é o ser em processo de desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Sóciointeracionismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização no processo construtivista: sucesso ou fracasso? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jeanne Epaminondas Teotônio.pdf | PDF - Jeanne Epaminondas Teotônio | 643.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 433.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.