Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeotônio, Jeanne Epaminondas-
dc.date.accessioned2022-09-08T18:57:56Z-
dc.date.available2022-09-08T18:57:56Z-
dc.date.issued2014-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27759-
dc.descriptionTEOTÔNIO, Jeanne Epaminondas. Alfabetização no processo construtivista: sucesso ou fracasso?. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo central a retomado do debate sobre o processo de alfabetização fundamentado nas teorias de Piaget e de Vigotski. O motivo principal que nos conduziu a essa temática é a constatação de que é anunciado em todos os lugares desse país que estamos vivendo na sociedade do conhecimento. No entanto, o cotidiano escolar está carregado de alunos que passam para a série seguinte sem saber ler e escrever. Essa inquietação nos levou a perceber que a teoria hegemônica de alfabetização está centrada na proposta construtivista que tem no seu centro o aluno, apontado como construtor e protagonista de seu conhecimento e o professor, secundarizado e apontado pelos proponentes dessa teoria como um mediador ou facilitador da aprendizagem. Enquanto isso, o número de analfabetos funcionais se acentua na tão propalada sociedade do conhecimento. Ao fazer essa investigação relacionando a proposta construtivista com o fracasso ou sucesso escolar, encontramos em Vigotski uma proposta superior em qualidade e consistente nos seus encaminhamentos, apontando que o processo de alfabetização é enriquecedor quando o adulto, em contato com a criança, pode dar segurança na trajetória de apropriação e desenvolvimento do conhecimento e ao mesmo tempo cria as condições para que o professor seja efetivamente, como ser mais desenvolvido, a chave para o desenvolvimento da criança, que naquela fase, é o ser em processo de desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr Valmir Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectSóciointeracionismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização no processo construtivista: sucesso ou fracasso?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeanne Epaminondas Teotônio.pdfPDF - Jeanne Epaminondas Teotônio643.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito433.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.