Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2776
Título: Representações geográficas nas composições de Rosil Cavalcanti
Autor(es): Silva, Uibirá Manassés
Palavras-chave: Geografia Cultural
Cultura - Música
Rosil Cavalcanti - Biografia
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: O Nordeste brasileiro é temática indiscutível dos artistas populares, neste sentido torna-se uma vertente também de análise científica, promovendo o diálogo entre as formas de saber. No entanto, a ciência geográfica tem através da Geografia Cultural, um ramo específico de pesquisa do comportamento dos grupos humanos em sua relação com o meio ambiente. Nesta análise, feita através de uma pesquisa bibliográfica e em entrevistas realizadas com pessoas que conviveram com o autor e entre outros estudiosos. Estão presentes primeiramente um resgate acerca da história epistemológica da Geografia Cultural, desde suas bases sauerianas até as concepções contemporâneas, bem como uma revisão biográfica da vida e obra do compositor pernambucano Rosil Cavalcanti autor, finalizando com uma reflexão das composições Aquarela Nordestina e Tropeiros da Borborema, identificando as categorias do pensamento geográfico presentes, onde se mostram sob a forma de reflexos, e sua imagem através da Geografia Cultural. Assim, conclui que os compositores populares mantêm em suas produções, aspectos que podem ser vistos sob o ponto de vista da geografia. Desta forma, ciência e cultura popular podem estabelecer uma união em prol da evolução das formas de representação das características dos grupos humanos e sua conectividade com os espaços de interação com seus semelhantes e com a ambiência.
Descrição: SILVA, U. M. Representações geográficas nas composições de Rosil Cavalcanti. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2776
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Uibirá Manassés Silva.pdfUibirá Manassés Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.