Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2777
Título: Território e vulnerabilidade: uma abordagem geográfica dos riscos na Vila dos Teimosos em Campina Grande-PB
Autor(es): Souza, Maria Ester de
Palavras-chave: Geografia Humana
Demografia
Vila dos Teimosos - Campina Grande-PB
Data do documento: 9-Dez-2013
Resumo: A presente monografia tem como título Território e Vulnerabilidade: Uma abordagem geográfica dos riscos na Vila dos Teimosos em Campina Grande-PB. A mesma é resultado da pesquisa sobre a geografia dos riscos no espaço urbano com o estudo das relações estabelecidas entre os moradores da comunidade da Vila dos Teimosos em seu território de ocupação às margens do Açude de Bodocongó. Iniciado com o Projeto de Extensão “A Geografia como Estratégia de Planejamento em Áreas de Risco em Campina Grande-PB (2011-2012)” integrado às atividades do Laboratório de Estudo em Geografia – LAEG e ao Projeto de Iniciação Científica “A Geografia do Risco nos Territórios Geográficos da Corporeidade na Vila dos Teimosos”. Inicialmente convém destacar que, tendo-se o território como categoria de análise, possibilita-se ao geógrafo o desafio de trabalhar as interfaces no campo das inter-relações da sociedade e das localidades vulneráveis aos riscos. Como objetivo geral do presente trabalho tem-se o de verificar as relações inclusivas e excludentes sobre as quais são construídos os territórios e as vulnerabilidades, numa abordagem geográfica dos riscos na Vila dos Teimosos em Campina Grande-PB / Brasil. No que tange aos procedimentos metodológicos realizou-se uma pesquisa de campo exploratória com a população residente nesta área, utilizando-se como técnica a entrevista estruturada desta pesquisa. Fez-se um levantamento qualiquantitativo com pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses e periódicos com o objetivo de construir as ideias norteadoras que fundamentam a investigação. Também se fez o trabalho de campo, a fim de conhecer a dinâmica do território, e o registro fotográfico da área. Dos resultados obtidos neste estudo destaca-se a urgente necessidade de uma adequada gestão urbana a fim de proporcionar melhores condições de vida para populações marginalizadas. Dessa feita, esse trabalho traz uma reflexão sobre a possível relação território-vulnerabilidade de um ponto de vista que envolve as dinâmicas sociais, ambientais e culturais do espaço geográfica, uma vez que a dimensão humana constitui-se o cerne da concepção de meio ambiente, que está relacionada ao homem e às sociedades, abrangendo, assim, a produção e a distribuição das desigualdades sociais no mundo globalizado.
Descrição: SOUZA, M. E. de. Território e vulnerabilidade: uma abordagem geográfica dos riscos na Vila dos Teimosos em Campina Grande-PB. 2012. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2777
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ester de Souza.pdfMaria Ester de Souza2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.