Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEgito, Yasmin de Holanda-
dc.date.accessioned2022-09-16T10:09:57Z-
dc.date.available2022-09-16T10:09:57Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27794-
dc.descriptionEGITO, Y. H. A representação do professor como "professor-herói": uma análise discursiva de notícias do site razões para acreditar. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa dedicou-se à análise de notícias sobre o professor publicadas no site Razões para Acreditar. Objetivou-se, com isso, (i) examinar se o papel destinado ao professor reproduz uma perspectiva heroica; e (ii) refletir sobre o estereótipo do professor como “professor-herói” na sociedade. Para tanto, foram tomadas as considerações de Orlandi (2015), Maingueneau (2015) e Coelho et al. (2010) como referencial teórico para os conceitos de Análise do Discurso; os trabalhos de Charlot (2008), Puebla (1997), Gadotti (2007) e Paulo Freire (1989-1993), como aporte teórico sobre a educação e o papel do professor; e Pretto (2013) e Silva Jr. (2000), como base necessária para se compreender os portais de notícias online. Este estudo ancorou-se na área da Análise de Discurso e desenvolveu-se em apenas uma etapa, tendo como alvo as notícias sobre professores durante os anos de 2020 e 2021. Na análise das notícias em que o professor é agente principal, identificaram-se os principais Temas (T). Como resultados, destaca-se que, apesar dos Temas apresentarem aspectos positivos acerca da representação do professor, reforçam e reproduzem o estereótipo estigmatizado de “professor-herói”.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Emily Gonçalves de Medeiros Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectProfessor-heróipt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleA representação do professor como "professor-herói": uma análise discursiva de notícias do site razões para acreditarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmin de Holanda Egito.pdfPDF - Yasmin de Holanda Egito3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito177.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.