Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27801
Título: Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom
Autor(es): Sales, Grazielly Alves Pereira
Palavras-chave: Engenharia de software
Engenharia de requisitos
Taxonomia de Bloom
Ensino de computação
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: Planejar uma disciplina ou um curso não é tarefa fácil, o ensino de Engenharia de Software é uma disciplina empenhada no desenvolvimento de software, assim como boa formação de bons profissionais, mais do que linhas de códigos. O ensino na área de Requisitos é considerado desafiador do ponto de vista dos alunos. Este trabalho visa analisar atividades propostas de Engenharia de Requisitos a partir da Taxonomia Revisada de Bloom e mapear os conhecimentos de requisitos exigidos dos alunos na graduação conforme o Domínio Cognitivo de modo a facilitar o processo de avaliação de um determinado aluno. Os caminhos metodológicos deste trabalho iniciaram-se no levantamento bibliográfico sobre o ensino-aprendizagem da Engenharia de Software e sua área de maior dificuldade enfrentada pelos alunos de Ciência da Computação. Na escolha da área de Engenharia de Software optou-se pela busca de atividades relacionadas a Engenharia de Requisitos, onde foram utilizados livros da biblioteca do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Considera-se importantes atividades que possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Pensando nisso, esse trabalho apresenta a Taxonomia Revisada de Bloom do Domínio Cognitivo na classificação das questões de forma hierárquica, tornando a aprendizagem mais efetiva. A classificação das atividades propostas nos livros sugeridos na bibliografia do Projeto de Curso segundo a Taxonomia Revisada, foi satisfatória, de modo que, cada questão utilizou-se de uma dimensão, tanto no Conhecimento quanto no Processo Cognitivo. Ao final, foi possível gerar a descrição dos procedimentos de cada questão, de forma clara e objetiva para que o aluno possa construir seu conhecimento revendo sua ação.
Descrição: SALES, G. A. P. Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27801
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Grazielly Alves Pereira SalesPDF - Grazielly Alves Pereira Sales941.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito193.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.