Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27801
Título: | Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom |
Autor(es): | Sales, Grazielly Alves Pereira |
Palavras-chave: | Engenharia de software Engenharia de requisitos Taxonomia de Bloom Ensino de computação |
Data do documento: | 24-Mar-2022 |
Resumo: | Planejar uma disciplina ou um curso não é tarefa fácil, o ensino de Engenharia de Software é uma disciplina empenhada no desenvolvimento de software, assim como boa formação de bons profissionais, mais do que linhas de códigos. O ensino na área de Requisitos é considerado desafiador do ponto de vista dos alunos. Este trabalho visa analisar atividades propostas de Engenharia de Requisitos a partir da Taxonomia Revisada de Bloom e mapear os conhecimentos de requisitos exigidos dos alunos na graduação conforme o Domínio Cognitivo de modo a facilitar o processo de avaliação de um determinado aluno. Os caminhos metodológicos deste trabalho iniciaram-se no levantamento bibliográfico sobre o ensino-aprendizagem da Engenharia de Software e sua área de maior dificuldade enfrentada pelos alunos de Ciência da Computação. Na escolha da área de Engenharia de Software optou-se pela busca de atividades relacionadas a Engenharia de Requisitos, onde foram utilizados livros da biblioteca do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Considera-se importantes atividades que possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Pensando nisso, esse trabalho apresenta a Taxonomia Revisada de Bloom do Domínio Cognitivo na classificação das questões de forma hierárquica, tornando a aprendizagem mais efetiva. A classificação das atividades propostas nos livros sugeridos na bibliografia do Projeto de Curso segundo a Taxonomia Revisada, foi satisfatória, de modo que, cada questão utilizou-se de uma dimensão, tanto no Conhecimento quanto no Processo Cognitivo. Ao final, foi possível gerar a descrição dos procedimentos de cada questão, de forma clara e objetiva para que o aluno possa construir seu conhecimento revendo sua ação. |
Descrição: | SALES, G. A. P. Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27801 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Grazielly Alves Pereira Sales | PDF - Grazielly Alves Pereira Sales | 941.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 193.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.