Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Adriano Batista de-
dc.date.accessioned2022-09-28T20:18:22Z-
dc.date.available2022-09-28T20:18:22Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.other21. ed. CDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27825-
dc.descriptionOLIVEIRA, A. B. Modelagem Matemática: uma abordagem sobre sua importância na formação inicial e na prática do professor de Matemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática é uma área de grande importância social e econômica, por outro lado é preciso investir em abordagens do ensino da Matemática que sejam capazes de diminuir o espaço de práticas arcaicas no ensino desta matéria. O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o potencial de contribuição que a Modelagem Matemática tem na esfera educacional e na formação inicial de professores de Matemática. Como objetivos específicos, a) Estudar o processo de surgimento da Modelagem Matemática no Brasil, relacionando-a e diferenciando da Resolução de Problemas. b) Identificar de que forma a Modelagem Matemática está presente nos cursos de Licenciatura e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa de natureza descritiva de natureza bibliográfica contemplando a análise documental nos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Licenciatura em Matemática da UEPB. Notou-se inúmeras vantagens de a Modelagem receber uma atenção maior na formação de professores visto o seu potencial de desencadear o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio matemático do aluno, estimulando a aquisição de autonomia por parte do educando. Sinaliza também o potencial de o professor criando mais suas próprias atividades, estar menos preso aos materiais elaborados pelo sistema de ensino e pelo livro didático, tornando-se também mais autônomo em sua sala.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectComponente curricularpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso - PPCpt_BR
dc.titleModelagem Matemática: uma abordagem sobre sua importância na formação inicial e na prática do professor de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adriano Batista de OliveiraTCC - Adriano Batista de Oliveira909.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito105.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.