Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Adriano Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T20:18:22Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T20:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27825 | - |
dc.description | OLIVEIRA, A. B. Modelagem Matemática: uma abordagem sobre sua importância na formação inicial e na prática do professor de Matemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática é uma área de grande importância social e econômica, por outro lado é preciso investir em abordagens do ensino da Matemática que sejam capazes de diminuir o espaço de práticas arcaicas no ensino desta matéria. O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o potencial de contribuição que a Modelagem Matemática tem na esfera educacional e na formação inicial de professores de Matemática. Como objetivos específicos, a) Estudar o processo de surgimento da Modelagem Matemática no Brasil, relacionando-a e diferenciando da Resolução de Problemas. b) Identificar de que forma a Modelagem Matemática está presente nos cursos de Licenciatura e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa de natureza descritiva de natureza bibliográfica contemplando a análise documental nos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Licenciatura em Matemática da UEPB. Notou-se inúmeras vantagens de a Modelagem receber uma atenção maior na formação de professores visto o seu potencial de desencadear o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio matemático do aluno, estimulando a aquisição de autonomia por parte do educando. Sinaliza também o potencial de o professor criando mais suas próprias atividades, estar menos preso aos materiais elaborados pelo sistema de ensino e pelo livro didático, tornando-se também mais autônomo em sua sala. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Componente curricular | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso - PPC | pt_BR |
dc.title | Modelagem Matemática: uma abordagem sobre sua importância na formação inicial e na prática do professor de Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adriano Batista de Oliveira | TCC - Adriano Batista de Oliveira | 909.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 105.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.