Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Larissa Rayane Bezerra Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T15:27:19Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T15:27:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27829 | - |
dc.description | FARIAS, L. R. B. N. Ensino da matemática financeira através da modelagem matemática. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Matemática Financeira atrelada à Modelagem Matemática no Ensino Médio, feito a partir de um estudo de aula. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada durante o programa Residência Pedagógica com alunos da 3ª Série do Ensino Médio da ECIT José Leite de Souza na cidade de Monteiro/PB. A pesquisa foi realizada no desejo de fazer os alunos compreenderem e correlacionarem a Matemática Financeira no dia a dia, trazendo temas relevantes e atuais para estabelecer relações e semelhanças com a matemática estudada dentro da sala de aula. Para a construção desse trabalho foi necessário apoiar-se em autores que abordam a Modelagem Matemática, entre eles estão Bassanezi (2004) e Biembengut (2003, 2011), que trazem a metodologia Modelagem Matemática como uma arte que transforma um problema do cotidiano em problemas matemáticos a fim de formulá-los e resolvê-los. A coleta de dados se deu por gravações, pelo caderno de campo e registros de aula. Este trabalho também traz as dificuldades encontradas para desenvolver as atividades foram que diante a pandemia da Covid-19 as aulas presenciais tiveram o horário reduzido para evitar aglomerações e com isso não deu para aprofundar no conteúdo, visto que, haveriam mais assuntos a serem trabalhados posteriormente. Com esta pesquisa pude constatar que ao tratar de situações corriqueiras e atuais os alunos mostraram interesse ao trabalhar com o conteúdo da Matemática abordada. Então compreendi que ao atrelar a Modelagem Matemática ao ensino temos que o conteúdo tem um significado e consequentemente mais participação ativa dos alunos no momento de construção de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.title | Ensino da matemática financeira através da modelagem matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Rayane Bezerra Nunes de Farias.pdf | PDF - Larissa Rayane Bezerra Nunes de Farias | 2.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 252.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.