Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Tatiana Soares de-
dc.date.accessioned2022-10-20T20:48:19Z-
dc.date.available2022-10-20T20:48:19Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899-
dc.descriptionSOUZA, Maria Tatiana Soares de. Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, numa perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso (AD), proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática, por meio da qual contextualizar as aulas e mostrar o processo de transformação da ciência configura-se numa oportunidade para incluir os aspectos sobre a natureza do conhecimento científico, através de uma abordagem histórica, no sentido de formar um cidadão mais crítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectCriticidade no Ensinopt_BR
dc.titleRepresentações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA TATIANA SOARES DE SOUZA.pdfTCC - Maria Tatiana Soares de Souza465.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito305.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.