Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Tatiana Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T20:48:19Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T20:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27899 | - |
dc.description | SOUZA, Maria Tatiana Soares de. Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da História e da Filosofia da Ciência na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para escrita do presente artigo, embasamo-nos nos pressupostos teóricos que abordam a inclusão da perspectiva histórica no ensino. Metodologicamente, realizamos um estudo descritivo e exploratório, caracterizado como estudo de caso, utilizando-se de um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a seis professores do respectivo curso, numa perspectiva de natureza qualitativa. Posterior a essa etapa, com o objetivo de analisar as respostas às perguntas abertas, nos embasamos na teoria da Análise do Discurso (AD), proposta por Mikhail Bakhtin, para interpretar os dados. Os resultados apontam que a abordagem da História e da Filosofia da Ciência é de grande relevância para o ensino, enquanto estratégia didática, por meio da qual contextualizar as aulas e mostrar o processo de transformação da ciência configura-se numa oportunidade para incluir os aspectos sobre a natureza do conhecimento científico, através de uma abordagem histórica, no sentido de formar um cidadão mais crítico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Criticidade no Ensino | pt_BR |
dc.title | Representações de professores formadores sobre os impactos da história e filosofia da ciência no ensino de física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA TATIANA SOARES DE SOUZA.pdf | TCC - Maria Tatiana Soares de Souza | 465.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 305.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.